11/09/2007 08h26 - Atualizado em 05/10/2016 11h20

Iema participa do IV Simpósio de Recuperação de Áreas Degradadas

O Iema participa nesta quarta-feira (13)do IV Simpósio de Recuperação de Áreas Degradadas. Durante o evento, o gerente de Controle Ambiental do órgão, Aladim Cerqueira, apresentará a palestra “Diagnóstico Atual da Degradação de Áreas no Estado do Espírito Santo”.

O simpósio é promovido pela Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA) e acontece no auditório do Crea-ES, em Vitória, a partir das 9 horas. Neste ano, serão debatidos temas como a situação atual; as inovações; e as estratégias para a recuperação das áreas degradadas por atividades mineradoras, agropecuárias, urbanas e outras realizadas pelo homem e que contribuem com o desgaste do meio ambiente.

As inscrições serão realizadas no próprio local. O encontro é voltado para técnicos e empresários que atuam na área ambiental e interessados em geral.

Programação:

9 horas – Recepção e abertura

10 horas – Palestra: Diagnóstico Atual da Degradação de Áreas no Estado do Espírito Santo – Aladim Cerqueira, Gerente de Controle Ambiental do Iema.

10h40 – Palestra: Avanços Tecnológicos no Diagnóstico e Monitoramento de Áreas Degradadas – Alexandre Rosa dos Santos, professor adjunto da Ufes

11h20 – Debate

12 horas – Intervalo

13h30 às 18 horas – Painel: Estratégias e Experiências na Recuperação de Áreas Degradadas

13h30 – Recuperação de Áreas com Alta Restrição a Regeneração Normal – Mauricio Sponga, diretor técnico da Vertical Green do Brasil

14h30 - Recuperação de Fragmentos Florestais da Mata Atlântica. O caso da recuperação da mata do Convento da Penha - Renato Moraes de Jesus, engenheiro florestal da CVRD

15h30 – Intervalo

15h45 – Revegetação de Encostas Degradadas. O caso da Fertilizantes Heringer – Nara Sthefani Tedesco, supervisora técnica da Fertilizantes Heringer S/A

16h45 – Recuperação de Áreas Degradadas por Mineração de Rochas Ornamentais – Valério Raymundo, engenheiro agrônomo, mestre em Produção Vegetal no Centro de Ciências Agrárias da Ufes, com pós-graduação em Meio Ambiente e Impacto de Soluções Tecnológicas no Centro de Tecnoloia Mineral/UFRJ, assessor de Meio Ambiente do Sindirochas e sócio-proprietário do SOS Verde Consultoria Ambiental.