13/07/2015 12h45 - Atualizado em 05/10/2016 12h45

Iema multará a Vale pela presença de minério no mar

O Iema informa que com base nos pareceres apresentados pela Prefeitura de Vitória irá multar a empresa Vale pela presença de minério de ferro no mar, em local próximo ao Porto de Tubarão.

Quando o Instituto recebeu a primeira denúncia não foi possível enviar uma equipe ao local, pois estava escurecendo. No dia seguinte, foi realizada vistoria, porém não havia mais presença de minério na água.

Em razão da falta de evidências e pelo fato da Prefeitura de Vitória ter realizado vistorias no local, foi feita uma parceria com o município para que o mesmo compartilhasse com o Instituto o resultado da amostra colhida no Porto de Tubarão.

O parecer da Prefeitura foi enviado ao Iema semana passada, constatando a presença de minério de ferro no mar, e servirá de base para o cálculo da multa em função dos danos ao meio ambiente.A previsão é de que a multa seja concluída até o final desta semana.

Cabe ressaltar ainda que o Iema vem realizando desde janeiro vistorias semanais na Ponta de Tubarão, inclusive em conjunto com a Prefeitura de Vitória, exigindo intensificação das medidas de controle quando necessário.

Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral