17/07/2008 13h55 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Iema interdita empresa acusada por contaminação na Lagoa Jacuném

Técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) interditaram nesta quinta-feira (17) uma empresa apontada como responsável pelo lançamento de substância tóxica na Lagoa Jacuném, no município da Serra. Além da interdição, a empresa teve todo o efluente que produz apreendido preventivamente.

A substância oleosa foi encontrada em uma área próxima da Lagoa no último dia 8. Testes feitos pelo Laboratório do Iema com amostras da substância indicaram a presença de chumbo, cobre e combustível nesse material. Essa informação, aliada a outras técnicas de investigação, apontaram para a empresa acusada pelo crime ambiental.

Segundo os técnicos, a substância derramada atingiu uma área de alagado que faz ligação com a Lagoa e alcançou uma proporção de cerca de 30 hectares.

O Iema também recolheu amostras do efluente que a empresa produz para comparar com o material encontrado na área próxima à Lagoa. Se esses materiais foram idênticos, a investigação pode estar concluída.

Se comprovada a culpa da acusada, ela terá de responder por crime ambiental, o que pode incidir em prisão e multa, que será baseada nos danos causados.

A investigação do crime ambiental está sendo conduzida pelo Iema em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Serra, Perícia da Polícia Civil e Polícia Especializada em Meio Ambiente.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa Seama / Iema
Tels: 3136-3491 / 9972-4492
E-mail: comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard