30/12/2010 13h09 - Atualizado em 05/10/2016 11h56

Iema informa regras para o Réveillon nos Parques Estaduais

Para festejar o Réveillon e aproveitar o feriado, uma das opções é curtir os cenários de rara beleza dos Parques Estaduais que incluem dunas e praias. Para evitar que os impactos ambientais gerados pelo aumento do número de visitantes neste período sejam intensos, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) alerta os frequentadores sobre as normas de conduta no interior das unidades.

O Parque Estadual de Itaúnas (PEI) localizado em Conceição da Barra, e o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), no município de Guarapari, estarão abertos nesta sexta-feira (31), sábado (1º) e domingo (02). O objetivo principal destas unidades é a preservação de ecossistemas naturais.

Por isso, os visitantes devem tomar cuidados e evitar, por exemplo, o descarte incorreto do lixo, pisotear a vegetação, transitar com veículos motorizados na praia, utilizar churrasqueiras e soltar fogos na área dos Parques e em seu entorno para evitar incêndios florestais.

No Parque Estadual de Itaúnas, na noite de sexta-feira (31) e na madrugada de sábado (1º), será feita uma campanha de conscientização sobre a utilização de fogos de artifício no interior da unidade. No dia seguinte, será realizado um mutirão de limpeza a partir das 7 horas, com saída na sede do Parque. O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha terá uma equipe para atender os visitantes no período das 09 às 17h30, durante o final de semana do feriado de Ano Novo.

As regras para visitação valem para todos os Parques e são definidas pelo Plano de Manejo das unidades previsto pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/00), e atendem à Lei Estadual nº 7058/02 e Lei Federal n°. 9.605/98.

Cabe ressaltar que nos demais Parques Estaduais gerenciados pelo Iema não haverá atendimento ao público durante este final de semana. As unidades estão em fase de implementação da Temporada de Verão, prevista para ter início a partir da próxima semana.

O Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz), em Domingos Martins, encontra-se fechado para visitantes desde o mês de agosto, período em que enfrentou problemas com a seca da vegetação e falta de água por conta da estiagem. No momento, o Pepaz passa pela revitalização de sua comunicação visual e reestruturação de trilhas e irá reabrir após o término das intervenções ainda sem data prevista.

Informações à Imprensa:
Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3636-2592/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard