26/05/2008 15h01 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Iema firma acordo para fortalecer fiscalização ambiental no Estado

Nesta terça-feira (27), durante a abertura da II Feira Ambiental de Cariacica, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Prefeitura de Cariacica assinam um Termo de Cooperação Técnica no qual está previsto que o município atenderá denúncias de crimes ambientais.

A solenidade será realizada às 19 horas. Por meio do acordo, as denúncias recebidas, que digam respeito a degradações ocorridas em Cariacica, serão repassadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

“Essa ação vai potencializar a fiscalização ambiental no Estado, já que estarão exercendo essa ação um número maior de fiscais”, garante a gerente de Fiscalização do Iema, Rosa Eurídece. Ela informou ainda que Cariacica lidera o número de denúncias ambientais na Grande Vitória.

A assinatura do termo é necessária, uma vez que a lei prevê que o atendimento deve ser feito por quem recebe a denúncia. Desta forma, por meio do acordo, o Iema poderá repassar demandas ao município de Cariacica.

O Iema recebe denúncias pelo telefone: (27) 3136 – 3492 ou ainda, em caso de acidente ambiental, pelo número de celular: (27) 9979-1709.

Feira

Para o evento, que prossegue até o próximo domingo (01), o Iema criou um estande que funcionará durante todos os dias da II Feira Ambiental de Cariacica. No local, os visitantes poderão encontrar dicas de como enfrentar as mudanças climáticas. A visitação é gratuita e aberta ao público.

As dicas estarão estampadas em todo o estande e também em um livro gigante que os visitantes poderão folhear. Todo esse material também será distribuído em uma cartilha educativa, na qual são apresentadas atitudes simples para serem adotadas em casa, no trabalho, na rua e que podem fazer a diferença na manutenção da vida no planeta.

O tema central da II Feira é: “Construindo um futuro sustentável – o que eu posso fazer?” O evento acontece em uma estrutura montada na área em frente à Prefeitura de Cariacica, no Trevo de Alto Lage. De quarta-feira (28) a sábado (31) a feira funcionará das 8h30 às 21 horas. Já no domingo (01), as atividades terão início às 8h30 e serão encerradas às 17 horas.

Assessoria de Comunicação da Seama/Iema
Djeisan Lettieri