20/10/2011 16h16 - Atualizado em 05/10/2016 12h02

Iema capacita técnicos municipais para licenciamento ambiental

Como forma de incentivar os municípios que já assumiram o licenciamento ambiental de atividades de impacto local, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou, nesta quinta-feira (20), em Viana, o curso “Licenciamento Ambiental de Obras de Estradas e Terraplanagem”.

Foram capacitados 50 técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente que já atuavam nesta atividade. São elas: Anchieta, Viana, Colatina, Serra, Itapemirim, Vargem Alta, Muniz Freire, Guarapari e Domingos Martins. O curso aconteceu no Centro de Aperfeiçoamento do Líder Rural (Calir).

“É importante que as cidades do Estado se interessem por licenciar as atividades de impacto local referentes à sua área de atuação. Com isso, o próprio município pode acompanhar de perto todo o processo, enquanto ganha agilidade na conclusão e monitoramento de tais empreendimentos”, ressalta Marcelo Costa Gomes, coordenador da Comissão Especial de Gestão Ambiental Municipal (Cegam).

A coordenadora do projeto de apoio à municipalização da gestão ambiental e analista do Iema, Maria Aparecida Sodré Dias, explica: “Nesse projeto, oferecemos treinamentos, trocamos experiências técnicas e elaboramos material didático, entre outros eventos para capacitar os profissionais responsáveis por acompanhar o licenciamento ambiental em sua cidade. Além disso, damos assessoria às prefeituras para o processo de municipalização do licenciamento.”

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral