01/06/2010 19h28 - Atualizado em 05/10/2016 11h48

Governo lança conjunto de ações para conservação e recuperação do meio ambiente

O Governo do Estado iniciou as comemorações da Semana Estadual do Meio Ambiente anunciando uma série de ações destinadas à conservação e recuperação do meio ambiente. Entre as ações estão a criação de novas áreas de proteção integral ao meio ambiente; a doação de mudas a proprietários rurais para recuperação da mata; o reconhecimento e a valorização daqueles que voluntariamente contribuem para a conservação ambiental; o lançamento de linhas de financiamento para pesquisas e projetos em prol da preservação e adequação ambiental; e a elaboração de políticas públicas voltadas à promoção da qualidade de vida.

O anúncio das ações foi feito na tarde desta terça-feira (01), durante solenidade realizada no Palácio Anchieta. O evento, que contou com a presença do governador Paulo Hartung, reuniu aproximadamente 400 convidados, entre autoridades estaduais e municipais, representantes de ONGs e lideranças ambientais de todo o Estado, inclusive dos municípios de Muqui, Atílio Vivácqua e Mimoso do Sul, região onde está localizada a Unidade de Conservação (UC) de proteção integral Serra das Torres, criada nesta terça (01).

Durante a solenidade, também foi lançado o livro “Novo Espírito Santo – Estado Sustentável”, de autoria do professor José Antônio Martinuzzo. A publicação possui 267 páginas e traz os principais avanços obtidos pelo Governo do Estado na área ambiental nos últimos sete anos. O livro aborda questões como a estruturação da área de meio ambiente, sustentabilidade e oportunidade, ações ambientais e recursos hídricos, entre outras.

De acordo com Martinuzzo, o livro é um convite para que os capixabas redescubram o Espírito Santo. “Apresentamos a política de desenvolvimento do Governo e a prestação de contas, informações sobre o Plano ES 2025, além das belezas naturais de nosso Estado. Durante a edição de fotos, peguei-me redescobrindo o Espírito Santo. É um convite aos leitores para que conheçam nossas riquezas e preciosidades, que guardem como um patrimônio que possam passar para seus filhos”, comentou.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria da Glória Brito Abaurre, este “pacotão” de atos é um reflexo, não apenas de um trabalho sério do Governo, mas do envolvimento cada vez maior da sociedade civil.

“O Espírito Santo foi considerado um dos Estados que menos desmatou nos dois últimos anos, de acordo com a pesquisa do Instituto SOS Mata Atlântica. Com a promoção destas ações, voltadas para a recuperação e conservação da Mata Atlântica, nos empenhamos para cumprir o previsto pelo Plano de Desenvolvimento ES 2025, que é aumentar de 10% para 16% da cobertura florestal no Estado. Sem a ajuda da iniciativa privada e da população, isso não seria possível. O Governo fez muito pela reestruturação da nossa Secretaria, mas é preciso continuidade. Sem projetos em longo prazo, isso não seria possível”, comentou Maria da Gloria Brito Abaurre.

Também foi exposto pelo conselheiro do Instituto BioAtlântica, André Guimarães, a relação entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico por meio de um resgate histórico. “Vejo o futuro como um desafio que se resume em uma palavra: integração. Por meio dela, será possível um desenvolvimento sustentável”, disse.

O governador Paulo Hartung ressaltou que o Governo do Estado tem o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável para atual e para as futuras gerações. Hartung lembrou que quando chegou ao governo, em 2003, encontrou o setor de meio ambiente estadual completamente desestruturado.

“Hoje, temos rumo na questão ambiental. Com muito esforço conseguimos estruturar e colocar em funcionamento a Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Estadual de Meio Ambiente. Estamos transformando sonhos em atitudes compatíveis com a realidade econômica e social de nosso Estado”, afirmou.

Hartung enfatizou que, entre outras ações, o Governo investiu na formação de um quadro técnico capaz de dar respostas eficientes às demandas relacionadas à área ambiental. O governador afirmou que a partir da estruturação da área ambiental no Espírito Santo foi possível, entre outras coisas, colocar de pé programas importantes, como o Produtores de Água, por exemplo, que utiliza o mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais, com recursos de Royalties de petróleo e gás; e o programa Espírito Santo sem Lixão.

“Realizar uma solenidade como essa, que reúne um conjunto de ações extremamente relevantes, demonstra que estamos caminhando na direção certa, que encontramos o rumo para harmonizar o desenvolvimento econômico com a inclusão social e o respeito ao meio ambiente”, frisou o governador.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado Espírito Santo
Daniel Simões