27/03/2012 15h58 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Governo e Vale firmam parcerias para ações de meio ambiente e esporte

O Governo do Espírito Santo, em parceria com a Vale, assinou Protocolo de Intenções para aquisição de um radar meteorológico e 25 estações meteorológicas. O evento, realizado no Palácio Anchieta, contou também com a entrega do Plano Estratégico do Programa Estadual de Ampliação da Cobertura Florestal – o Programa Reflorestar, cuja meta é ampliar em 30 mil hectares a cobertura florestal no Espírito Santo até 2014.

Por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, o Governo do Estado também formalizou parceria com a Vale para a execução do Projeto Esporte pela Paz, dentro do Programa Estado Presente, com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

Participaram da solenidade o governador Renato Casagrande, o presidente da Vale Murilo Ferreira o vice-governador Givaldo Vieira, o secretario interino de Estado do Meio Ambiente e presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) Aladim Fernando Cerqueira, o secretário de Agricultura Enio Bergoli, e o secretário de Esportes e Lazer Vandinho Leite, além de gestores estaduais e prefeitos da Grande Vitória e entorno.

"Firmamos hoje três importantes parcerias, com investimentos em projetos que vão gerar bons frutos. O Reflorestar é um programa diferenciado, em ação articulada e com obejtivos claros para a nossa recomposição florestal, com o apoio da Vale. Trazer de volta 30 hectares das nossas florestas até 2014 é uma meta ousada, mas com o trabalho conjunto das empresas, instituições e dos nossos produtores rurais poderemos avancar ainda mais" destacou o governador.

O secretário interino de Meio Ambiente Aladim Cerqueira ressaltou a importância do homem do campo na preservação ambiental. “O grande desafio do Reflorestar é mudar a consciência do proprietário rural para sua adaptação a práticas mais conservacionistas. Já apresentamos nossa proposta para cooperativas e municípios. Anchieta e São Roque do Canaã estão prontos para começar. A ideia é envolver não só pessoas do Governo do Estado, mas permitir a inclusão de toda a sociedade. O Espírito Santo vai entregar para a sociedade capixaba um exemplo para o Brasil”, afirmou.

“Tanto o projeto de meio ambiente quanto o de esporte têm no fundo o mesmo objetivo: contribuir para a qualidade de vida dos capixabas. Quero parabenizar as equipes técnicas deste Governo, pois são necessários bons técnicos. Porém, o mais importante é saber dialogar”, afirmou o presidente da Vale, Murilo Ferreira.

Na ocasião, também foi assinado um Termo de Adesão, entre o Governo do Estado e o Consórcio do Rio Guandu, Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil, Instituto Bioatlântica (Ibio) e o Instituto Terra. Em breve, o Sindicato de Produtores Rurais do Município de São Mateus também assinará o documento.

A parceria estabelece o apoio das entidades colaboradoras nas fases de mobilização e cadastramento dos produtores rurais interessados em participar do “Reflorestar”, e o comprometimento no acompanhamento na elaboração e execução dos projetos técnicos do programa.

Comunicação Seama/Iema Leila Oliveira/Amanda Amaral (27) 3636-2591/9977-1012 meioambiente.es@gmail.com Assessoria de Comunicação da Sesport Júnior Costa (27) 9901-9914 / (27) 3235-7192 www.sesport.es.gov.br assessoria.sesport@gmail.com Twitter: @sesport Orkut: Comunicação Sesport Youtube: Sesport Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo Rodolfo Harckbart Tel.: 27 9945-7534 rodolfo.leal@seg.es.gov.br