29/05/2009 09h35 - Atualizado em 05/10/2016 11h33

Governo do Estado assina Termo para melhorar sistema de controle atmosférico em Ubu

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPE) assina, na terça-feira, dia 2 de junho, às 10h30, no Palácio Anchieta, um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) com a Samarco Mineração, em que a empresa se dispõe a investir, em três anos, R$ 150 milhões em ações para aprimorar o controle ambiental da sua unidade industrial em Ubu, em Anchieta.

O documento estabelece que os recursos serão aplicados em estudos técnicos para o aprimoramento dos sistemas de controle ambiental da Samarco e na instalação de precipitadores eletrostáticos nas Usinas 1 e 2, que têm a finalidade de garantir maior eficiência na retenção de poeira, reduzindo o impacto das emissões no ar da região.

A empresa também implantará novo sistema de controle atmosférico nas estações de monitoramento já existentes, pavimentará vias internas, possibilitará melhor controle das emissões oriundas do carregamento de navios e realizará estudos para avaliar a instalação de Wind Fence, a fim de ampliar o controle sobre o material particulado nos pátios de estocagem de minério de ferro.

Para a secretária Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, Maria da Glória Brito Abaurre, a parceria entre Governo do Estado, Ministério Público e Samarco permitirá o avanço do desenvolvimento sustentável da região.

“A região apresenta fragilidades em alguns aspectos, como a qualidade do ar. Por este motivo, precisamos garantir controles adequados para não ultrapassar os padrões de emissão determinados pela legislação vigente. O que este Termo de Compromisso Ambiental representa é a união de forças na busca de um mesmo objetivo, que é o desenvolvimento sustentável”.

"A assinatura desse termo é um grande avanço na área ambiental. Ações verdadeiras e impactantes como essa, em mais uma parceria do setor privado, através da Samarco, do Governo do Estado e do Ministério Público, são fundamentais, quando vivemos sob a imperiosa necessidade de pensarmos e desenvolvermos o nosso país e o mundo de forma sustentável", afirmou também o Procurador geral de justiça/ES, Fernando Zardini Antonio.

Segundo o diretor presidente da Samarco, José Tadeu de Moraes, a iniciativa afirma o compromisso da empresa com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos moradores vizinhos à Samarco. “Nosso compromisso vai muito além do que a legislação determina. Acreditamos que é nosso dever cuidar do meio ambiente e contamos sempre com a participação das comunidades, que mantêm conosco um diálogo aberto e produtivo, que permite encontrarmos juntos os melhores caminhos”, diz.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3136-3491/ 9972-4492

Assessoria de Comunicação da Samarco Mineração
Bruno Marques
(31) 3269.8925 / (31) 8315.0034
bruno.marques@samarco.com

Silvia Goulart
(27) 3347-4792 / 9941-4588
silvia.goulart@fsb.com.br

Assessoria de Comunicação do MPE
Rubem Roschel
(27) 3224-5102/ 9942-0799
rroschel@mpes.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard