10/09/2007 06h39 - Atualizado em 05/10/2016 11h20

Governo do Estado assina decreto para criação do Monumento Natural O Frade e a Freira

O Governo do Estado assinou neste sábado (08) o decreto de criação do Monumento Natural O Frade e a Freira. O evento aconteceu na Praça Principal do município de Itapemirim, às 11 horas. Com essa iniciativa o local fica protegido, de forma que, no local, só são permitidas atividades em que o uso dos recursos naturais seja indireto como, por exemplo, pesquisa e ecoturismo.

Os estudos para criação do Monumento Natural foram elaborados pelo Iema. O processo contou com a participação da comunidade do entorno por meio de uma consulta pública. Nesse encontro foi apresentada à comunidade a proposta de criação dessa Unidade de Conservação, que contou com a participação de mais de 90 moradores do entorno.

O Frade e a Freira

A criação do Monumento Natural, além de efetivar a proteção daquela formação, auxiliará na preservação de fragmentos florestais representativos da Mata Atlântica do Estado do Espírito Santo. O Frade e a Freira está situado entre o Corredor Ecológico de Burarama-Pacotuba-Cafundó (Cachoeiro de Itapemirim) e o Corredor Ecológico de Guanandy (Anchieta, Itapemirim, Marataizes e Piúma). Por isso poderá atuar, futuramente, como um estratégico ponto de conexão entre os dois Corredores, favorecendo o fluxo genético e a perpetuação da biodiversidade.

A considerável beleza cênica desse Monumento lhe confere um grande potencial para o turismo sustentável regional, integrado às condições naturais dos ecossistemas e das paisagens, podendo promover novas opções de renda para as comunidades residentes na Unidade e em seu entorno.

Esta categoria de Unidade de Conservação pode ser constituída por áreas particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários. São permitidas, entre outras atividades, a visitação pública, a educação ambiental e a pesquisa científica, desde que consoantes com o Plano de Manejo da referida Unidade.

O Frade e a Freira é reconhecido como um marco representativo do Espírito Santo e já foi declarado como Patrimônio Histórico-Cultural.

Monumento Natural

Monumento Natural é um tipo de Unidade de Conservação classificada como de proteção integral que tem o objetivo de proteger cenários de rara beleza. Por essa razão, esta Unidade tem como área o maciço rochoso, englobando a formação principal e as formações adjacentes. Ocupando a área de mil hectares, trará grande benefício para os moradores da região situada entre Cachoeiro do Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta.

Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Djeisan Lettieri