07/03/2012 14h06 - Atualizado em 05/10/2016 12h06

Governo do ES e sociedade elaboram Plano de Gestão da orla de Aracruz

Nesta quarta-feira (07), representantes da sociedade civil e do poder público percorreram o litoral de Aracruz para levantar dados sobre as praias do município e sugerir melhorias para a gestão desses locais de forma conjunta e planejada. A atividade faz parte da primeira Oficina do Projeto Orla, que tem o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e da Secretaria do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ES).

O evento, que começou nesta segunda-feira (05), reúne a comunidade local, empresários e gestores municipais para a primeira etapa de elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla de Aracruz. O encontro ocorre até sexta-feira (09) no SESC de Praia Formosa, sempre das 8 às 18 horas.

Os participantes foram divididos em cinco grupos para diagnosticar as potencialidades e problemas de cada trecho costeiro, sendo que um deles ficou responsável por identificar as características marinhas da orla compreendidas até os dez primeiros metros de profundidade. Nesta quinta-feira (08), serão apresentadas as primeiras impressões obtidas pelos participantes.

No primeiro dia do encontro houve palestras ministradas por integrantes da Coordenação Nacional do Projeto Orla. A coordenadora de Ordenamento e Gestão Territorial do Iema, Sandra Ribeiro, também passou diversas informações, com destaque para as características das restingas e dunas.

Na sexta-feira (09), os setores de trabalho irão expor os resultados sobre cada trecho, apresentando o panorama atual, a tendência e o quadro desejado. Também serão propostas diretrizes a serem implementadas a curto, médio e longo prazo. A segunda oficina do Projeto Orla em Aracruz está prevista para o início do mês de abril.

Projeto Orla

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima - Projeto Orla é uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), coordenada no Estado pelo Iema e pela SPU/ES, sendo executado em parceria com os municípios, observando as políticas ambiental, patrimonial e urbana.

Suas ações estimulam a gestão integrada dos espaços litorâneos, por meio da articulação do Governo Federal e Estadual, das prefeituras e da sociedade. O Projeto trata de questões relativas à fragilidade dos ecossistemas, ao crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, ao aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes da orla. Além de Aracruz, seis municípios já aderiram ao Projeto Orla. São eles: Conceição da Barra, São Mateus, Fundão, Anchieta, Piúma e Presidente Kennedy.

Serviço:
- I Oficina do Projeto Orla de Aracruz
Data: Até sexta-feira (09);
Horário: Das 8 às 18 horas;
Local: Auditório do Serviço Social do Comércio (SESC) de Praia Formosa. Rodovia do Sol (ES-010), km 35, Aracruz.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral