22/03/2012 14h30 - Atualizado em 05/10/2016 12h06

Governo do ES comemora 100 anos de preservação ambiental em Duas Bocas

Além do Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22), o mês de março marca também uma importante conquista para o meio ambiente do Espírito Santo: 100 anos de preservação da região de Duas Bocas, zona rural de Cariacica. As comemorações do centenário tiveram início nesta manhã, com cerimônia realizada Reserva Biológica (ReBio) de Duas Bocas.

A solenidade foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), e contou com a presença do vice-governador Givaldo Vieira. “É uma honra celebrar 100 anos de preservação de Duas Bocas e excepcional saber que a iniciativa partiu de um gestor público que no passado deve ter sido muito criticado, mas não desistiu da ideia. Esta é uma grande lição para todos e um alerta para que se evite todo tipo de destruição do meio ambiente", disse.

“Há 100 anos alguém com visão identificou o potencial desta área e a relação entre as florestas e a água. Hoje, o Governo do Estado também trabalha com esta linha por meio do programa Reflorestar. A meta é ampliar a cobertura florestal no Estado em até 30 mil hectares até 2014, preservando as matas e melhorando a qualidade da água, mas com estímulo ao produtor rural com o Pagamento por Serviços Ambientais. A exemplo da preservação ambiental da região de Duas Bocas, este trabalho também será reconhecido pela população por seu benefícios”, disse e o secretário interino de Meio Ambiente e diretor presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira.

O vice-governador pontuou as ações do Governo do Estado em saneamento básico. "Até 2014 vamos investir R$ 1 bilhão em saneamento e abastecimento. A construção de barragens é outra determinação do Governo para que a água seja utilizada de forma correta e organizada em determinadas áreas do Estado", concluiu.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Companhia Espírito Santense de Abastecimento (Cesan), Neivaldo Bragato, o diretor de Meio Ambiente da Cesan, Anselmo Tozi, o diretor regional dos Correios, Rafael Carpanêdo Fiorio, a gerente da Agência Filatélica de Vitória , Neusa Maria Barbosa Wetler, o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Luiz Endringer, a secretária de Meio Ambiente de Vitória, Sueli Tonini, além de representantes da população local e de técnicos e analistas do Iema.

A cerimônia contou com uma palestra proferida pelo engenheiro da Cesan, Celso Caus, que falou sobre o histórico do abastecimento na Grande Vitória, já que a proteção da região de Duas Bocas teve início em função da importância da água existente no local.

Amanda Amaral

O engenheiro da Cesan, Celso Caus, falou sobre o histórico do abastecimento da Grande Vitória.

Na ocasião, houve o lançamento de um selo e de um carimbo de Duas Bocas, uma parceria entre os Correios e o Iema, além da realização de uma mostra filatélica com o tema “Água”, composta por selos de 15 países, entre eles, Brasil, Filipinas, Austrália e Senegal.

A programação de aniversário da Rebio prosseguirá ao longo do ano com visitas, oficinas de fotografia, biblioteca itinerante e lançamento de um livro sobre a reserva, elaborado pelo projeto “Últimos Refúgios”, em parceria com o Iema.

Histórico

A primeira represa de Duas Bocas foi inaugurada em 1894, usando águas do Rio Pau Amarelo, segundo o historiador da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Clayton André. O pioneirismo do projeto chamou atenção do Governo do Estado, que anos mais tarde decidiu que fossem ampliadas as instalações ali existentes, com objetivo de fornecer água não somente para Cariacica, mas também para outras regiões.

No mês de março de 1912, foram pagas as primeiras indenizações por desapropriação de terra na região de Duas Bocas. Ou seja, há cem anos foi dado o primeiro passo para a manutenção da cobertura florestal e, por consequência, da abundância de recursos hídricos na região. A obra de engenharia foi concluída em 1918 e permanece no local até hoje.

Entre 1945 e 1950, houve a construção de outra barragem, desta vez bem maior, para que o fornecimento de água para a população fosse ampliado. Este mesmo empreendimento ainda fornece água para o município de Cariacica. A inauguração contou com a presença do então presidente do Brasil, Getúlio Vargas.

Dada a importância da manutenção das florestas para a qualidade da oferta hídrica no local, em 1965, a região foi instituída como Reserva Florestal de Duas Bocas. Em 1991, a área protegida mudou de categoria e passou a ser reconhecida como Reserva Biológica de Duas Bocas (Lei Estadual nº 4.503), com um território de 2.910 hectares.

A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. Suas principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas. A Rebio representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação e abriga fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira