18/09/2013 07h54 - Atualizado em 05/10/2016 12h15

Governo debate os rumos do Parque Nacional do Caparaó

O Governo do Espírito Santo, representado pelas secretarias estaduais do Turismo (Setur) e do Meio Ambiente (Seama), participou nesta segunda-feira (16) de uma reunião realizada na sede do Sebrae/ES, para discutir os rumos do Parque Nacional do Caparaó.

Participaram, o secretário Alexandre Passos (Setur), a secretária Diane Rangel (Seama), o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, a subsecretária de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento, a diretora do Parque Nacional do Caparaó, Thais Rodrigues, e a representante do Consórcio do Caparaó, Dalva Ringer.

Também participaram representantes dos municípios capixabas de Irupí, Guaçuí, Divino de São Lourenço, Muniz Freire, Alegre, do município mineiro de Espera Feliz e membros do trade turístico da região do Caparaó.

Durante a reunião, foi ressaltada a importância do Parque Nacional do Caparaó para o turismo do Espírito Santo e as ações que vem sendo realizadas para melhorar a infraestrutura para os que desejam chegar ao parque.

O secretário Alexandre Passos, falou sobre a vocação do parque para receber visitantes. “A região é belíssima e o parque é destino indutor de turistas de aventura para o Espírito Santo.

Tratamos como prioridade o entorno do Caparaó com a inauguração, há cerca de 20 dias, da Estrada Parque, que dá acesso à portaria principal do lado capixaba, e já estamos trabalhando no projeto paisagístico de Pedra Menina. Lançamos, em parceria com a Sebrae/ES, durante a ABAV 2013 um vídeo ressaltando as belezas do Caparaó e estamos empenhados no desenvolvimento da região”.

Na ocasião, foi apresentado pelo Sebrae um planejamento de ações para o Parque do Caparaó e seu entorno visando o desenvolvimento turístico da região. “Contudo, a implementação desta iniciativa está vinculada ao fato da unidade estar funcionando adequadamente. A proposta do Espírito Santo é um sistema de gestão compartilhada do Parque, por meio da qual será possível atender as demandas de infraestrutura existentes no local hoje”, explicou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Diane Rangel.

Uma nova reunião foi marcada para Brasília com o ICMBio, quando será discutido um formato para a gestão compartilhada que garanta a sustentabilidade ambiental e permita a visitação de turistas, principalmente, do lado capixaba da unidade, que representa 78% de seu território.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur Tel.: (27) 3636-8006 Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308 imprensa@turismo.es.gov.br Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br www.descubraoespiritosanto.es.gov.br Twitter: @turismo_es Facebook: Turismo Espírito Santo

Comunicação Seama/Iema Amanda Amaral/Mariana Salume (27) 3636-2591/9977-1012/ 9844- 4831 meioambiente.es@gmail.com www.facebook.com/MeioAmbienteEs Twitter: @meioambientes
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard