03/06/2016 09h42 - Atualizado em 05/10/2016 12h49

Gerente do Reflorestar recebe medalha “Paulo Vinha”

O gerente do Programa Reflorestar no Espírito Santo, Marcos Franklin Sossai, foi homenageado nesta quarta-feira (01) pela Assembleia Legislativa (Ales). Ele recebeu a medalha “Paulo Vinha”, uma homenagem às pessoas que se destacam na valorização do meio ambiente, dos recursos naturais e na luta pela preservação da biodiversidade.

Marcos Sossai é servidor da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), graduado em Engenharia Florestal, mestre em Ciência Florestal e doutor em Entomologia. Ele gerencia o programa Reflorestar, cujo principal objetivo é promover a restauração do ciclo das águas por meio da conservação e da recuperação florestal, gerando oportunidades e renda para o produtor rural, utilizando-se de práticas de uso amigável do solo.

Na sessão solene, Marcos foi representado pela mãe, Maria Dorotéia Franklin. Ele não pôde comparecer porque estava com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, divulgando o Reflorestar e adquirindo novas experiências nos encontros da Cúpula Latino Americana de Investimentos em Restauração de Paisagens e Florestas e da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, no Rio de Janeiro.

“A Seama está muito feliz que um servidor seu tenha recebido a medalha Paulo César Vinha, principalmente porque estamos falando de uma pessoa que era contra o extrativismo de areia na região de Guarapari, que sempre lutou pela preservação do meio ambiente e que colocou a sua vida à disposição pela preservação da área onde hoje se encontra o Parque Estadual que leva seu nome. Paulo Vinha é um exemplo que inspira a todos que conhecem sua história e defendem as causas ambientais, seja no trabalho ou no contexto social”, discursou a subsecretária para Assuntos Administrativos e Financeiros da Seama, Fernanda Rabello de Sousa.

Ao todo, foram 11 homenageados com a medalha, dentre eles o Sr. Antônio Ângelo Zurlo, dono de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) no município de Santa Teresa, reconhecida em 2010 pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema). A secretária de Meio Ambiente da Serra, Andreia Pereira Carvalho, que já foi servidora do instituto, também foi condecorada.

Saiba mais

Paulo César Vinha foi um biólogo, morto em 1993 por atuar contra a extração ilegal de areia em uma área de restinga de Guarapari. Inclusive, por meio da Lei nº 4.903 de 1994, o nome do Parque de Setiba, administrado pelo Iema, passou a ser denominado Parque Estadual Paulo César Vinha.

Reflorestar

O Programa Reflorestar foi elaborado pelo Governo do Espírito Santo a partir da integração de diversos projetos de restauração florestal executados pelo Estado nos últimos 12 anos. Atualmente, ele funciona sob a coordenação da Seama em alinhamento com a Secretaria Estadual de Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag).

O programa segue os preceitos do desenvolvimento sustentável, integrando meio ambiente, economia e sociedade. Assim, criam­se estímulos para os proprietários de terra e agricultores adotarem sistemas produtivos e alternativas econômicas ambientalmente corretas e socialmente justas.

O Reflorestar prevê o aumento da cobertura florestal no Estado em 80 mil hectares até 2018. Para atingir a meta, o programa fará uso de 6 modalidades: conservação de floresta em pé, regeneração natural, recuperação com plantio, sistemas agroflorestais, sistemas silvipastoris e floresta manejada.

Mais informações em www.reflorestar.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Texto: Linda de Abreu