03/07/2015 11h33 - Atualizado em 05/10/2016 12h45

Futuro econômico-ambiental do Caparaó em debate nesta sexta-feira (03)

Aliar o desenvolvimento das potencialidades econômicas e sustentabilidade ambiental dos municípios da Região do Caparaó é o tema de um encontro que reúne o poder público e a iniciativa privada, nesta sexta-feira (03), em Jerônimo Monteiro, durante o “Fórum Caparaó Sustentável”.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, realizará um pronunciamento na cerimônia de abertura, que também contou com a presença da presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Sueli Tonini. O evento tem apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e é uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Jerônimo Monteiro e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região do Caparaó.

O diretor-presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas, é um dos palestrantes do Fórum e abordará as potencialidades do Caparaó e as oportunidades de investimento na região com foco na economia criativa. Na programação do evento há ainda dois nomes de peso: o economista Sérgio Besserman e o engenheiro Florestal José Carlos Carvalho.

A proposta do Fórum é criar um espaço permanente de discussões entre os diversos atores da sociedade civil e do poder público sobre os problemas e conflitos socioambientais que envolvem os municípios da região do Caparaó e as alterativas de desenvolvimento para região com foco na sustentabilidade. As discussões do fórum darão inicio à construção de uma nova agenda de desenvolvimento socioambiental para a região, propondo ações e provocando o envolvimento dos participantes como protagonistas do desenvolvimento local.

O fórum do Caparaó Sustentável tem apoio do grupo Folha do Caparaó, Bandes, Findes, Ufes, Samarco, Odebrecht, Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SEAAE) de Jerônimo Monteiro.

Cleomar Ferreira
Tel.: (27) 3331-4360/ (27) 99815-9237