19/01/2012 10h12 - Atualizado em 05/10/2016 12h04

Fiscalização contra pesca ilegal continua até maio em Conceição da Barra

Continua nesta quinta-feira (19) e vai até o final de maio a operação de fiscalização contra a pesca ilegal na zona de amortecimento do Parque Estadual de Itaúnas (PEI) e na Área de Proteção Ambiental (APA) de Conceição da Barra, Unidades de Conservação (UCs) localizadas no município. Até o momento, aproximadamente meia tonelada de pescado foi apreendida e R$ 14,9 mil foram aplicados em multas.

As duas Unidades de Conservação são gerenciadas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que apoia a ação comandada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nesta quarta-feira (18), 15 embarcações foram vistoriadas e quatro delas notificadas por não apresentarem a licença de pesca. Já na terça-feira (17), quatro barcos da Bahia receberam multa no total de R$ 14,9 mil por pescarem irregularmente no Espírito Santo. Neste dia, houve apreensão de 500 kg de peixes e camarões. Tudo foi doado para escolas da região.

A operação “Argus” contra a pesca ilegal está sendo realizada em todo o território do Espírito Santo desde o início de 2012. Além do Ibama e do Iema, também participam representantes do Instituto Estadual de Defesa Agropecuário e Florestal (Idaf) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracruz.

Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral