21/05/2008 14h47 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Feriado movimentado em Parques Estaduais

Por conta do feriado prolongado desta semana, que será nesta quinta (22) e sexta-feira (23), o número de turistas aumenta nos Parques Estaduais. Quem ainda não conhece os locais pode aproveitar a oportunidade para ver belas paisagens e ter contato direto com a natureza. Os locais estarão abertos todos os dias do feriado, das 8 às 17 horas.

O Parque Paulo César Vinha (PEPCV), em Setiba, Guarapari, vai receber nesta sexta-feira (23) os andarilhos dos Passos de Anchieta. São esperadas cerca de três mil pessoas. Esses visitantes serão acompanhados dentro da área do Parque por funcionários locais, a fim evitar a degradação ambiental que um grupo desse porte possa causar.

O PEPCV abriga matas, dunas, praias, lagoas de água salgada e doce e ainda uma vegetação preservada que inclui bromélias e ipês. Também fazem parte deste cenário animais diversos como a preguiça, o tamanduá e a cutia. O local é ideal para quem busca tranqüilidade.

Aventura

Para quem quer um pouco de aventura, o Parque Pedra Azul, em Domingos Martins, é a opção. O local conta com dois horários de trilha, uma que acontece às 9 horas e outra às 13 horas. As caminhadas acontecem diariamente e no percurso são encontradas piscinas naturais. A vegetação do Parque é típica da mata atlântica e conta com orquídeas e bromélias diversas. Também abriga grande número de animais ameaçados de extinção.

Praia

Para as pessoas que quiserem curtir praias desertas e paradisíacas, o Parque Estadual de Itaúnas é a alternativa. Dentro do Parque encontra-se a praia do Riacho Doce, eleita a segunda praia deserta mais bonita do país em concurso promovido pelo site “Viajeaqui” junto com a revista “Viagem e Turismo” e o “Guia Quatro Rodas”. O Parque possui 3.674 hectares de área total, onde se podem observar diversos ecossistemas: dunas, manguezal, restinga, mata Atlântica e alagados. Ali vivem jaguatiricas, macacos-pregos, preguiças e outros animais. Também possui uma base do Projeto Tamar, protegendo suas tartarugas marinhas.

Durante o feriado será realizada no Parque de Itaúnas uma campanha de monitoramento do visitante, na qual o fluxo de pessoas será monitorado. O acompanhamento será feito nas trilhas por monitores ambientais da própria comunidade do entorno do Parque. Será feito também um questionário de recepção ambiental junto aos visitantes com o intuito de avaliar o serviço oferecido no parque.

Cachoeiras

Para quem prefere tomar um banho de cachoeira, uma das dicas é o Parque Cachoeira da Fumaça, no município de Alegre. Com os seus 140 metros de queda, a Cachoeira da Fumaça propicia um belo espetáculo da natureza.

Outra dica está no município de Castelo, que é o Parque do Forno Grande. O visitante tem à disposição quatro trilhas de níveis de dificuldade fácil e médio, com horários de funcionamento de 09 e 13 horas todos os dias. O passeio pode ser feito por grupos de 20 pessoas no máximo.

A trilha da Cachoeira tem 290 metros de distância e possui uma cachoeira com queda d’água com trinta metros de altura no seu percurso. A trilha da Gruta da Santinha tem 400 metros de distância e leva esse nome por levar até uma gruta natural com a imagem de Nossa Senhora de Aparecida. A trilha dos Poços Amarelos, com distância de 850 metros, possui um conjunto de piscinas naturais de cor amarelada devido a grande quantidade de ferro existente na água, nas quais é possível os visitantes tomarem banho. E a trilha do mirante da Pedra Azul, a mais longa das quatro trilhas, com 1800 metros termina com uma vista panorâmica dos municípios de Castelo, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta. Essa trilha tem duração média de quatro horas de caminhada somando a ida e a volta.

Para os passeios recomenda-se que o visitante traje roupas leves e confortáveis, calça comprida, calçado fechado e sem salto.

Informações à Imprensa:
Parque Estadual Paulo César Vinha – (27)32423665
Parques Estaduais Pedra Azul e Forno Grande – (27)32481156
Parque Estadual de Itaúnas – (27)37625196
Parque Estadual Cachoeira da Fumaça – (28)98463718
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard