04/12/2007 07h36 - Atualizado em 05/10/2016 11h21

Experiência em gestão de recursos hídricos é tema de seminário em Colatina nesta quarta-feira (05)

Nesta quarta-feira (05) acontece o segundo encontro regional do seminário “Meio Ambiente Sustentável – Água”. O evento será realizado no auditório da Sanear, em Colatina, às 14 horas. O objetivo do projeto é envolver toda a sociedade em torno do uso sustentável da água e conservação dos recursos hídricos, de forma a manter a qualidade de vida da população e dos ecossistemas.

Nesse encontro será apresentada uma experiência considerada modelo no Brasil, em recursos hídricos, que é a gestão do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap). A Bacia do Rio Itaúnas também será discutida durante o evento.

O comitê do Paraíba do Sul atravessa São Paulo e Rio de Janeiro e foi o primeiro a ser criado, em 1996. É um dos poucos comitês no Brasil que faz a utilização do instrumento da cobrança pelo uso da água. Hoje arrecada recursos das empresas e agricultores pelo uso intensivo da água.
A cobrança começou em março de 2003 e já representa R$ 6,5 milhões por ano, dinheiro que é investido na própria conservação do rio, segundo dados de 2006 do comitê.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.tvgazeta.tv.br ou por meio do telefone: (27) 3315-7071. O seminário é promovido pela Rede Gazeta e conta com o apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O seminário “Meio Ambiente Sustentável – Água” ainda inclui um encontro que acontece no dia 12 de dezembro, na Maison Belas Artes, em Cachoeiro de Itaperimirim.

14horas - Abertura
14h10 – Palestra: “Experiência na Gestão dos Recursos Hídricos”
Palestrante: Paulo Teodoro de Carvalho - Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul - Ceivap (MG/RJ/SP)
15h10 - Mesa Redonda: “Água no Terceiro Milênio: perspectivas e desafios”