25/05/2012 11h08 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Experiência de Portugal na gestão do lixo é tema de seminário em Vitória

A experiência de Portugal na gestão de resíduos sólidos é tema de um seminário itinerante, que teve início nesta sexta-feira (25), no Centro de Convenções de Vitória. Oito representantes portugueses, que contribuíram para a implementação da Política de Resíduos em seu país, participam do evento. As palestras continuam neste sábado (26), no mesmo local, a partir das 9h30min.

O seminário já foi realizado em São Paulo e no Rio Grande Sul e também será promovido no Rio de Janeiro e aborda temas como: formato institucional adotado pelos portugueses, legislação, infraestrutura e modelos econômicos. Com o tema “Portugal: Caso de Sucesso”, o evento é organizado pela About Media, com apoio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Participaram da cerimônia de abertura, a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Gomes Salomão, o diretor-presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira, além de gestores públicos e representantes do setor empreendedor e da sociedade civil organizada.

“O Estado instituiu a Política Estadual de Resíduos Sólidos, em 2009, antes mesmo da Política Nacional, que prevê a erradicação dos lixões. O projeto “ES sem Lixão” guarda similaridades com a experiência de Portugal, que também investiu na criação de consórcios públicos municipais. Por isso, este é o momento para a troca de informações”, comentou Patrícia.

Nas últimas décadas, Portugal adquiriu experiência no ramo e esta evolução implicou em uma base de organização e regulação de sistemas de resíduos, assim como na utilização de novas tecnologias, o que resultou na extinção dos lixões e na eficácia da coleta seletiva, por exemplo.

“Em pouco tempo, os portugueses conseguiram extinguir os lixões e implementaram aterros sanitários. Vamos elaborar o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e queremos consolidar a regulamentação da Política Estadual com participação social por meio do Comitê Gestor de Resíduos Sólidos, o Cogeres”, afirmou Aladim Cerqueira.

No Brasil, está em fase de elaboração o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Para a construção deste documento no Espírito Santo, foi assinado convênio com a Caixa Econômica Federal, no valor total de R$ 2,1 milhões, sendo que R$ 1.680.000,00 foram repassados pelo Ministério do Meio Ambiente e R$ 420.000,00 de contrapartida da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama).

O Plano tem como propósito diagnosticar a situação atual dos resíduos no Estado, sugerir diretrizes e propor metas e ações em curto, médio e longo prazos. O instrumento é previsto tanto pela Política Estadual de Resíduos Sólidos quanto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Serviço:

Seminário itinerante: “Da Política de Resíduos - Portugal: Caso de Sucesso!”
Sexta-feira (25) – das 9 horas às 18h30min
Sábado (26) – das 10 às 13 horas
Local: Centro de Convenções de Vitória, Rua Constante Sodré, nº 157, Santa Lúcia, Vitória.
Informações: (21) 8319-3614 e no site www.portugalresiduos.com.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/Amanda Amaral