21/09/2010 16h04 - Atualizado em 05/10/2016 11h55

Estado se prepara para combater a desertificação

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) promove, nesta quarta-feira (22), uma oficina para debater a construção da Política Estadual de Combate à Desertificação. O evento é aberto ao público e será realizado das 9 às 17 horas, no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), localizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.524, no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória.

De acordo com a secretária executiva do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Combate à Desertificação no Espírito Santo (GTI-CD/ES), Andressa Bacchetti Pinto, a expectativa é de que a reunião tenha a participação de diversos setores sociais.

“Esperamos a presença de representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas, de sindicatos de trabalhadores rurais, do Território da Cidadania Norte Capixaba, especialistas e técnicos. Além disso, contaremos com a participação do GTI-CD, composto pelo poder público estadual, federal e municipal; sociedade civil organizada, setor empresarial; instituições financeiras e de ensino”.

Andressa aponta a importância de se planejar ações para diminuir os efeitos da seca, em especial, nas regiões Norte e Noroeste capixaba. “Atualmente, 24 municípios dessas áreas são suscetíveis à desertificação. Estamos trabalhando junto com a Defesa Civil e foi contratado um grupo de consultores para traçar um diagnóstico da situação. A previsão é que este documento seja concluído até o final de novembro e que, com estes dados, a gente possa promover oficinas de consultas públicas para desenvolver um plano de combate à desertificação participativo”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 9844-4831
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard