02/06/2012 07h36 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Estado realiza seminário para discutir temas da Rio +20

Representantes de diversos segmentos da sociedade irão se reunir, na segunda-feira (04), para um seminário que dará início as comemorações da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado. No evento, serão discutidos os principais temas da Conferência das Nações Unidades para o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada em junho na cidade do Rio de Janeiro.

Com o tema “O Espírito Santo e a Rio +20: Avaliação e Desafios”, o seminário promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) tem início a partir das 9 horas, no Centro de Convenções.

O encontro tem como principais objetivos: avaliar os avanços do Estado até o momento com ações que visam ao progresso, bem estar social e proteção do meio ambiente; renovar o comprometimento político do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável; e propor ações diretrizes para o futuro.

Como conclusão dos debates, será elaborado um documento oficial com compromissos assumidos por toda a sociedade. O evento contará com a presença de gestores públicos municipais e estaduais, pesquisadores de faculdades e universidades do Espírito Santo e representantes de ONGs e entidades empresariais.

Uma comitiva formada por nove representantes do Governo do Estado participará dos espaços oficiais da Conferência Rio + 20. No Parque dos Atletas, onde ficarão as representações de estados e municípios brasileiros e de dezenas de países, serão apresentados três programa prioritários para o Governo do Estado.

Um deles é o Programa Reflorestar, cuja meta é ampliar em até 30 mil hectares a cobertura vegetal no Espírito Santo.

O Programa Águas Limpas, que visa a atingir a cobertura de 60% de esgoto tratado, também estará em destaque, assim como o Programa de Adaptação as Mudanças Climática. Entre suas ações primárias, estão: a instalação de um Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico e Alerta de Desastres; a elaboração de Planos Municipais de Redução de Risco e de Drenagem de Águas Urbanas; e a estruturação das Coordenações Municipais de Defesa Civil.

Dia do Meio Ambiente

Para conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental, o Governo do Estado irá convidar os internautas, por meio das redes sociais, a participarem de uma ação especial pelo Dia do Meio Ambiente, comemorado na terça-feira (05).

Quem participar, simbolicamente, estará plantando uma muda de uma espécie da Mata Atlântica e, contribuindo assim, com a meta do Programa Reflorestar, que é ampliar a cobertura vegetal no Espírito Santo em 30 mil hectares até 2014. O plantio será feito em uma propriedade rural de Biriricas, em Domingos Martins.
A ação será realizada no Facebook do Governo (http://www.facebook.com/GovernoES), entre segunda-feira (01) e sexta-feira (08). Já na terça-feira (05), ela será destaque no Twitter (twitter.com/Governoes).

Além disso, os Parques Estaduais gerenciados pelo Iema também estão com atividades especiais para a Semana do Meio Ambiente, assim como a Reserva Biológica (Rebio) Duas Bocas. A programação completa está disponível no site do Iema (www.meioambiente.es.gov.br).

Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral