02/06/2014 05h16 - Atualizado em 05/10/2016 12h18

Estado apoia a gestão de UCs em Aracruz e repassa R$ 130 mil

Neste domingo (01), durante as comemorações do 26º aniversário do Parque Natural Municipal do Aricanga, em Aracruz, foram assinados documentos importantes para a preservação ambiental da região. Um deles prevê repasse de R$ 130 mil e o outro apoio no desenvolvimento da gestão em Unidades de Conservação (UCs) do município. A solenidade inaugurou a Semana do Meio Ambiente promovida pelo Governo do Estado.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Diane Rangel, e o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento da gestão nas UCs de Aracruz. O documento prevê: a implantação da Gestão Compartilhada; apoio para elaboração de Plano de Negócios; formação de guias Ambientais para a inclusão produtiva de jovens como monitores.

A parceria inclui ainda promoção de debates para troca de experiências, composição de equipes técnicas, acesso a sistemas, programas e estratégias já desenvolvidas no âmbito estadual, entre outros.

“Atrair o turismo ecológico para os Parques no Espírito Santo também está sendo trabalhado pela Seama, com apoio do Iema, para que esta nova visão de uso público estimule a sustentabilidade de uma região”, comentou a secretaria de Estado do Meio Ambiente, Diane Rangel.

Em função da compensação ambiental prevista na Licença de Operação (LO) do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, licenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), foram destinados, respectivamente: R$ 80 mil para o Parque Natural Municipal David Victor Farina; e R$ 50 mil para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) abrangendo restingas em Vila do Riacho.

Para o repasse dos recursos foi assinado Termo de Compromisso de Compensação Ambiental entre o presidente do Iema, Tarcísio Föeger, e o secretário de Meio Ambiente de Aracruz, Aladim Cerqueira.
“Na gestão pública ninguém faz nada sozinho. O Iema está à disposição para apoiar a pauta ambiental junto à gestão municipal”, comentou o diretor-presidente do Iema, Tarcísio Föeger.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636- 2591 / 27 3636-2592