18/07/2006 13h10 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Espírito Santo sedia 8º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

Os preparativos para o 8º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas já estão a todo vapor. Representantes de comitês de todo o Brasil estarão presentes no evento que acontece entre os dias 07 e 10 de agosto, no Centro de Convenções da Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha. O encontro é promovido pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, e a organização, este ano, é do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

O tema central do encontro é o Plano Nacional de Recursos Hídricos e a Gestão Participativa, já que o documento foi apresentado recentemente em todo o País. Entre os debates previstos estão: o planejamento, a sustentabilidade e o funcionamento dos Comitês.

O encontro tem como objetivo a articulação dos Comitês visando o fortalecimento dessas entidades como parte do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos. “A gestão efetiva das águas é possível quando acontece de forma descentralizada, integrada e participativa, e isso é fomentado nesses encontros”, destaca o subgerente de Planejamento de Bacias do Iema, Cláudio Conceição.

O encontro é realizado anualmente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.rebob.org.br.

Gestão descentralizada das águas

O Espírito Santo já conta com seis Comitês em plena atividade, que são os do Rio Itaúnas, Rio Novo, Benevente, Jacaraípe, Santa Maria do Doce e Rio Itapemirim. Há ainda outros em formação, como o Santa Maria da Vitória, Jucú e Rio Guandú. Qualquer cidadão pode participar de um Comitê por meio do segmento sociedade civil organizada ou, ainda, por uma entidade.

Os Comitês de Bacias Hidrográficas têm papel fundamental na gestão das águas do Estado. Um exemplo prático disso está no fato de que pode partir deles a decisão sobre mecanismos de cobrança pelo uso de recursos hídricos, em que poderão, inclusive, sugerir valores. Esse espaço representa a gestão ambiental democrática e participativa, já que todos os setores envolvidos com o tema, como Poder Público, organizações não-governamentais e usuários de água, têm representação no Comitê.

Programação

Dia 07 de agosto
Tema - Planejamento e os Comitês de Bacias (CBHs)
08 - Inscrições e entrega de materiais
13h - Abertura dos trabalhos
14h - Apresentação de experiências
17h - Intervalo
18h - Plenária e debate
21h - Coquetel

Dia 08 de agosto
Tema - Gestão Participativa
13h - Plenária de contextualização
14h - Apresentação de experiências pelos CBHs
17h - Intervalo
18h - Plenária e debate

Dia 09 de agosto
Tema - Sustentabilidade e funcionamento dos CBHs
13h - Plenária de contextualização
14h - Apresentação de experiências pelos CBHs
17h - Intervalo
18h - Plenária e debate

Dia 10 de agosto
9h – Assembléia Geral do Fórum Nacional de CBHs
12h – Encerramento

Informações à Imprensa:
Subergência de Apoio a Comitês de Bacias Hidrográficas: 3136-3528 / 3136-3572.

Assessoria de Comunicação
3136-3491 / 3136-3495
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard