18/07/2013 13h27 - Atualizado em 05/10/2016 12h14

Espírito Santo desenvolverá mais ações que integrem as gestões das Bacias e da Linha de Costa

O Espírito Santo será piloto na implantação de ações que buscam o desenvolvimento das gestões de Bacias e da Linha de Costa, de forma integrada. O Estado foi contemplado pelo Programa IX - Gestão de Recursos Integrada ao Gerenciamento Costeiro, do Plano Nacional de Recursos Hídricos, que inclui entre as áreas úmidas, o Espírito Santo e os estados do Rio Grande do Sul e Alagoas.

O programa tem como objetivo promover a articulação e integração entre as políticas de recursos hídricos e de gerenciamento costeiro. O projeto vai contar com a participação de instituições atuantes e conhecedoras das particularidades locais, além dos próprios órgãos gestores, como o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). O Programa visa também promover e executar ações integradoras em rede, com o intuito de aperfeiçoar a produção de informações relacionadas ao tema.

O Espírito Santo aguarda orientações do Governo Federal quanto às diretrizes, mais específicas, do plano de trabalho que será desenvolvido. Está previsto, ainda para 2013, um encontro para esclarecimentos e discussões para que o Programa IX seja implementado.

Programas locais

Antes do detalhamento do Programa IX, o Iema, enquanto órgão gestor das áreas a serem integradas no Estado, já realizava projetos envolvendo diferentes setores relacionados ao tema abordado pelo programa nacional.

Os exemplos desta integração são: o Programa de Monitoramento das Lagoas Costeiras e o Programa de Gestão Integrada de Águas e da Paisagem, ainda em fase de execução.

O Programa de Gestão Integrada de Águas e da Paisagem, por exemplo, envolve atividades no meio urbano e rural, dentre as quais se destacam a Gestão da Linha de Costa e o Plano Estadual de Recursos Hídricos, que tem como foco a execução de ações estruturais e não estruturais que preveem a revitalização, preservação e conservação dos recursos naturais.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Amanda Amaral/Mariana Salume