07/06/2010 07h29 - Atualizado em 05/10/2016 11h48

Especialistas em Mudanças Climáticas ministram curso sobre inventário de gases no Estado

Para contribuir com a elaboração do primeiro Inventário de Gases do Efeito Estufa do Estado e trabalhar conceitos e discussões sobre as mudanças climáticas, acontecem os cursos de: “Capacitação em Mudanças do Clima”, promovido pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), a partir desta segunda-feira (05), às 20 horas, e de “Inventário do Espírito Santo”, a partir de quinta-feira (11), às 8h30. Ambos serão realizados no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória.

A capacitação é uma parceira entre o FBMC, o Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com apoio da Petrobrás S.A.
Os eventos contam com a presença de renomados especialistas sobre o tema como o coordenador geral do FBMC, Luiz Pinguelli Rosa, e membros da equipe da Coppe como o professor Neilton Fidelis da Silva, entre outros.

A aula inaugural, nesta segunda-feira (07), conta com a presença do coordenador do Inventário de Gases do Efeito Estufa no Espírito Santo, executivo do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG) e professor de pós-graduação do Coppe/UFRJ, Marco Aurélio Vasconcelos de Freitas, que fará uma introdução sobre os temas que serão abordados durante a semana.

Na terça (08) e na quarta-feira (09), o curso será voltado aos técnicos que participam da elaboração do Inventário de Emissões, acadêmicos e representantes do setor empresarial, de Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de instituições envolvida com o projeto.

Inventário de Emissões

Já o “Curso sobre Inventário de Emissões de GEE”, que acontece na quinta (10) e sexta-feira (11), terá caráter técnico e suas atividades irão envolver os profissionais da área, sendo oferecido apenas aos que atuam na produção do inventário.

A criação do inventário teve início em dezembro de 2009, fruto de uma parceria entre a Seama, por meio do Iema, do IJSN, o Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais, centro ancorado no Coppe-UFRJ e da Andesa.

O objetivo da pesquisa é identificar qual o nível atual de concentração de gases do efeito estufa, ou seja, os gases responsáveis pelo aquecimento global no Estado e quais são os principais setores responsáveis por estas emissões. Ele contemplará cinco setores principais: energia, transporte, indústria, agroflorestal e de resíduos.

A expectativa é de que o levantamento esteja pronto neste segundo semestre. O inventário servirá como base para a elaboração de um plano de combate para a mitigação das mudanças climáticas no Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein/ Amanda Amaral
(27) 3136-3491/9977-1012
Texto: Yollanda Gomes
meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard