20/03/2012 10h06 - Atualizado em 05/10/2016 12h06

Duas Bocas comemora 100 anos de preservação ambiental

Nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, a Secretaria de Meio Ambiente (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), realizará uma solenidade em comemoração aos 100 anos de preservação da região de Duas Bocas. O evento será na sede da Reserva Biológica (ReBio) de Duas Bocas, em Cariacica, a partir das 9 horas.

A cerimônia inaugura as comemorações do centenário e contará com a presença do secretário interino de Meio Ambiente e diretor presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira, o diretor regional dos Correios, Rafael Carpanêdo Fiorio, a gerente da Agência Filatélica de Vitória , Neusa Maria Barbosa Wetler, prefeitos de municípios do entorno, representantes da população local e técnicos e analistas do Iema.

Na ocasião, haverá o lançamento de um selo e um carimbo de Duas Bocas, uma parceria entre os Correios e o Iema. Além disso, será realizada uma mostra filatélica com o tema “Água”. A exposição é composta por selos de 15 países, entre eles: Brasil, Filipinas, Austrália e Senegal.

Duas Bocas

A região vem sendo preservada pelo Governo do Estado desde 1912, quando foram realizados os pagamentos das primeiras desapropriações de terra para a construção de uma importante barragem que, na época, abasteceria Vitória e Cariacica.

Atualmente, a área integra a Reserva Biológica de Duas Bocas, que abriga um fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação. São 2.910 hectares de fauna rica e diversificada. Nela, se encontra a represa de Duas Bocas, abastecida pelos rios Pau Amarelo, Panela e Naia-Assú. As principais atividades da unidade são de recepção de escolas e pesquisas científicas.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral