10/07/2013 12h18 - Atualizado em 05/10/2016 12h12

Documentário sobre Rebio Duas Bocas será exibido no cinema

Nesta sexta-feira (12), a partir das 20 horas, no Cine Jardins ocorrerá o lançamento do livro fotográfico e do documentário “Últimos Refúgios: Reserva Biológica (Rebio) de Duas Bocas”. As obras têm como tema a Unidade de Conservação (UC) administrada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). A entrada é franca.

Na ocasião, exemplares da publicação serão expostos na entrada do cinema e o vídeo será exibido na íntegra, sendo o primeiro volume da série “Áreas Protegido”. O trabalho é uma realização do Instituto Últimos Refúgios e do Ministério da Cultura, por meio do Governo Federal, com patrocínio da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e apoio do Iema, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e Marca Ambiental. A produção é do coletivo Expurgação.

A sessão irá apresentar também a história de um antigo caçador que atualmente auxilia as pesquisas em prol da preservação ambiental na região do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha por meio do documentário “Último Refúgios: Toninho Mateiro”. O material também foi produzido com o apoio do Iema.

Reserva Biológica de Duas Bocas

O local representa um importante fragmento florestal de Mata Atlântica em bom estado de conservação. Os esforços do Governo do Espírito Santo para preservação ambiental da região de Duas Bocas tiveram início em 1912, com a desapropriação de várias propriedades para a ampliação do fornecimento de água em Cariacica, Vila Velha e Vitória.

Ao longo dos anos, sua área sofreu alterações antrópicas pelo cultivo de banana e de café e de atividades de pastoreio. Em 1965, foi instituída como área protegida com a criação da Reserva Florestal de Duas Bocas, em homenagem ao rio de mesmo nome que corta a floresta.

A área também abriga a represa de Duas Bocas, inaugurada pelo presidente Getúlio Vargas, e abastecida pelos rios Pau Amarelo, Rios Panela e Naia-Assú. Em 1991, sua categoria foi redefinida para Reserva Biológica.

A unidade faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro. As principais atividades são fiscalizações, recepção de escolas e pesquisas científicas.

Área aproximada: 2.910 ha.
Localização: Área rural do município de Cariacica.
Contatos: gap@iema.es.gov.br.

Serviço
Lançamento do livro e documentário “Últimos Refúgios: Reserva Biológica de Duas Bocas”
Local: Cine Jardins. 2º piso do Shopping Jardins. Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha, Vitória.
Data: Sexta-feira, 12 de julho de 2013.
Informações: (27) 3022-1667.
Entrada franca.