02/01/2008 07h11 - Atualizado em 05/10/2016 11h22

Diversas atividades marcam a temporada de verão no Parque Estadual Paulo Cesar Vinha

Quem visitar o Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, em Setiba, durante esse verão, vai poder conferir mais do que as belezas locais: poderá participar de diversas atividades voltadas para os turistas que visitarem a região, dentro das atividades da Temporada de Verão promovidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com o tema “Turismo natural e consciência ambiental”.

Nos meses de janeiro e fevereiro, os visitantes poderão participar de trilhas monitoradas, oficinas com temas ambientais, plantar árvores, ter aulas de teatro e capoeira, assistir a palestras, vídeos e exposições, dentre outras tantas atividades.

As ações acontecem na sede do Parque e nas praias do entorno a partir das 8h30 e terão início neste dia 2 de janeiro. Na programação há diversas oficinas como a de teatro, de fotografia, de observação de fauna e de peixes, de arte em cerâmica e de recuperação de rastros.

Destacam-se também, na temporada, quatro trilhas que serão realizadas no local por monitores que são de comunidades do entorno do Parque.

Uma das caminhadas é a Trilha dos Sentidos, em que participantes seguirão pelo caminho da Clúsia, com os olhos vendados, se amparando em uma corda guia. O objetivo é estimular a utilização de outros sentidos como o tato, olfato e audição. Nesse trajeto o monitor conduzirá a experiência chamando a atenção para texturas, sons e aromas ao longo do percurso.

Ainda há a trilha monitorada convencional, que contará, no trajeto, com encenações sobre caça e fogo, e a trilha da fauna, em que serão instaladas réplicas dos animais existentes no PEPCV e placas com os nomes científicos e comuns, além dos hábitos de vida desses animais. E para o visitante que quiser realizar seu passeio sem a presença de um monitor, há a Trilha Auto-guiada.

Outras atividades

O visitante ainda poderá participar de outras ações, que acontecerão na sede do Parque de Setiba, como aulas de capoeira, gincana ecológica, jogos com temas ambientais e plantio de mudas. Haverá também exposições. Uma dessas é “O Olhar do Visitante sobre o PEPCV”, que é uma exposição das fotografias feitas durante a oficina de foto na lata.

Ainda na programação estão a exposição do fotógrafo Leonardo Merçon sobre a fauna e flora do PEPCV, uma mostra de ceramistas regionais e outra de desenhos e frases de estudantes do entorno do Parque.

Os visitantes do Parque ainda contam com bases de apoio nas praias de Setibão, Recanto da Sereia e Lagoa de Caraís, onde terão acesso a informações sobre o local. E para quem não quiser ir muito longe, há atividades no Centro de Visitantes do Parque, que contará com palestras educativas e apresentação de vídeo.

Unidades de Conservação

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, que fica inserido na Área de Proteção (APA) de Setiba, é importante Unidade de Conservação do Estado do Espírito Santo e localiza-se no município de Guarapari. Juntos, o Parque e a Área de Setiba protegem 12.900 hectares de ecossistemas da Mata Atlântica e Marinhos, distribuídos entre ilhas, praias, dunas, restingas e florestas.

Confira toda a programação das atividades da Temporada no PEPCV:

Janeiro:

Dias 2, 3 e 4: Exposição Arte Regional, Oficina de Cerâmica, Jogo Ambiental e Encenação Teatro “Lixo no Mar”
Dias 5 e 6: Exposição Arte Regional, Oficina de Cerâmica, Jogo Ambiental, Encenação Teatro “Lixo no Mar” e Oficina de Observação de Fauna.
Dia 7: Exposição Fauna e Flora PEPCV
Dia 8: Exposição Fauna e Flora PEPCV, Plantio de Mudas
Dia 9: Exposição Fauna e Flora PEPCV, Aula de Capoeira
Dias 10 e 11: Exposição Fauna e Flora PEPCV , Oficina de Teatro