19/09/2015 07h26 - Atualizado em 05/10/2016 12h46

Dia da Árvore é comemorado com o plantio de mudas no Estado

Nesta segunda-feira (21), quando se comemora do Dia da Árvore, novas mudas de espécies da Mata Atlântica foram plantadas na região de Alto Parajú, em Domingos Martins, em uma propriedade que está sendo atendida pelo Programa Reflorestar. Mais de vinte alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alto Parajú participaram do evento, no qual foram plantadas mudas de jequitibá-rosa, peroba-rosa, ipê, entre outras.

A ação motivou outros municípios e instituições a realizarem a mesma atividade em homenagem à data. Além do plantio promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Programa Reflorestar mobilizou outros parceiros e instituições a plantarem árvores por todo Estado e para isso contou com apoio e parceria da Associação de Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes). Até o momento, já ocorreram aproximadamente 20 plantios em locais como Santa Mônica, em Guarapari; Parque das Gaivotas, em Nova Almeida (Serra) e em Parati, município de Anchieta.

“É muito importante a conscientização da população quanto à necessidade de preservação e recuperação das nossas florestas, tão importantes para a manutenção do ciclo hidrológico. Os produtores rurais já entenderam que o meio ambiente não é inimigo da agricultura, e a nossa proposta é o reconhecimento daqueles que prestam serviços ambientais à sociedade, por meio do Pagamento por Serviços Ambientais - PSA. Cada vez mais ganhamos parceiros para o Programa Reflorestar, que em 2015 pretende dar início a práticas de plantio que irão permitir a recuperação e preservação de pelo menos 7.500 hectares, com recursos da ordem de R$ 36 milhões.”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice.

Alto Parajú

A propriedade onde foi realizado o plantio nesta segunda-feira (21) possui 19,5 hectares dos quais 13,45 hectares recebem apoio do Reflorestar por meio do reconhecimento da mata preservada, para recuperação da mata nativa com plantio de mudas e da regeneração natural e para implantação de florestas para o manejo sustentável. A iniciativa representa um investimento do Estado em Pagamento por Serviços Ambientais de, aproximadamente, R$ 36 mil. Além disso, a fazenda conta com seu próprio viveiro para a restauração florestal.

Esta é uma das 1.650 propriedades rurais espalhadas por todo o Espírito Santo atendidas pelo Reflorestar. Ainda este ano, muitas irão iniciar ações de plantio de cerca de quatro milhões de mudas, o que permitirá recuperar e conservar áreas ao redor de nascentes, beiras de rios e córregos, encostas e topos de morro.

“Isso vem sendo possível graças a um processo contínuo de fortalecimento de políticas que estimulem e apoiem o produtor rural a plantar novas florestas, com destaque para o mecanismo PSA, aplicado pelo Estado desde 2009,e que já se tornou referência no Brasil e em outros países do mundo. O fortalecimento dessas políticas, associado a uma forte capacidade de articulação do Estado, permitiu que compromissos internacionais fossem assumidos, como o Desafio 20x20, por meio do qual o Espírito Santo se comprometeu a recuperar 80 mil hectares, contribuindo com o objetivo proposto por países da América Latina e do Caribe, que é recuperar 20 milhões de hectares até 2020”, disse o gerente do Programa Reflorestar, Marcos Sossai.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27 3636-2591 / 27 3636-2592