25/03/2008 13h39 - Atualizado em 05/10/2016 11h22

Conselho vota nesta terça-feira (25) criação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos

Nesta terça-feira (25), às 14 horas, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) vota a redação final da proposta de criação do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo (FERHES). A reunião acontece na sede do Instituto Estadual de Recursos Hídricos (Iema), em Cariacica. A proposta foi elaborada pela Câmara Técnica do CERH, da qual fazem parte representantes do poder público, sociedade civil organizada e setor usuário.

Na ocasião, o Conselho discutirá e já apresentará contribuições para o documento, uma vez que o objetivo é implementar logo a proposta. Depois de aprovado pelo CERH, a minuta será encaminhada para a Assembléia Legislativa, por meio do governador Paulo Hartung, e poderá se transformar em Lei.

Um das grandes contribuições do Fundo será viabilizar as iniciativas dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado, por meio de recursos financeiros, tornando-os de fato gestores das águas em suas respectivas regiões hidrográficas.

Segundo a proposta, a operação financeira ficará a cargo do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Os recursos para alimentar o Fundo serão oriundos de várias instituições. O diretor de Recursos Hídricos do Instituto Estadual de Recursos Hídricos (Iema), Fábio Ahnert, informa que a principal fonte de recurso do FERHES será proveniente dos royalties do setor elétrico, do petróleo e recursos orçamentários do Estado.

Para gerir o Fundo será criado um grupo, com representantes do Estado, da sociedade civil organizada e dos usuários de água.


Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação / Seama - Iema
Djeisan Lettieri
Tels: (27) 3136-3444 / 8827-3973
E-mail:comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard