31/01/2007 11h54 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Comitiva italiana e Governo do Estado debatem gestão de resíduos sólidos até sexta (02)

Prosseguem até sexta-feira (02) as reuniões da comitiva italiana formada por integrantes do “Programa 100 Cidades para 100 Projetos Itália – Brasil” com o Governo do Estado. O grupo está no Espírito Santo para discutir propostas de integração em questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos.

As atividades tiveram início na manhã desta quarta-feira (31), durante um encontro no Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) – um dos coordenadores das atividades durante a visita – com algumas prefeituras e associações que trabalham com resíduos.

Já às 14 horas, a reunião será na Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes). A agenda do grupo inclui ainda encontros com o governador Paulo Hartung e com possíveis parceiros do projeto.

O objetivo desses eventos é estabelecer um plano de cooperação entre os governos da Itália e do Espírito Santo na gestão dos resíduos, principalmente na região das montanhas, por se tratar de local com características similares àquelas com as quais o Programa 100 Cidades trabalha no território italiano.

São parceiros na elaboração do plano de cooperação, além do Iema, o Instituto Idéias, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Espírito Santo (Sebrae-ES) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

O “Programa 100 Cidades para 100 Projetos Itália – Brasil” trabalha com eixos como: políticas habitacionais, gestão de recursos hídricos, mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, direitos das mulheres, entre outros.

Espírito Santo

Segundo o coordenador do Comitê Gestor Estadual de Resíduos Sólidos, Lincoln Chagas, um dos motivos de o Estado ter sido escolhido como parceiro pelo projeto italiano é o fato de o Espírito Santo estar avançando nessa questão. “Formatamos um Comitê Gestor que congrega os mais diversos tipos de resíduos e estamos finalizando a construção da política estadual de resíduos, um grande avanço, já que a política nacional está sendo feita há mais de 10 anos”, observa.

Esse Comitê é composto por representantes das instituições públicas e privadas, de empresas, indústrias, ONGs e da sociedade civil, totalizando 42 membros. Segundo o coordenador, um dos destaques desse grupo é a gestão participativa e integrada, pois é composto por oito subcomitês que são: Urbanos, Mineração, Industriais, Construção Civil, Atividades do Agronegócio, Serviços de Saúde, Produtos de Base Tecnológica e Pneus e Saneamento.

“Conseguimos congregar os principais setores produtivos envolvidos na questão. O envolvimento de todos é fundamental para a construção e efetivação da política, afinal cada um conhece sua realidade de trabalho com detalhes que são importantes para que a gestão dos resíduos funcione”, afirma Chagas.

O Comitê, assim como outras ações que estão sendo propostas no Estado, faz parte do Programa Capixaba de Materiais Reaproveitáveis, que está sendo implantado no Espírito Santo e pretende traçar um diagnóstico preciso da realidade e apontar soluções para os resíduos.

Com um investimento previsto de R$ 3.400.000,00, esse programa ainda tem como objetivos ampliar, a cada ano, em 5% o reaproveitamento dos resíduos minerais e industriais; aumentar em 50% o número de catadores organizados em cooperativas ou associações; e possibilitar o acesso a novos mercados, assim como ao crédito e gestão de capital, entre outras ações.

Informações adicionais:
Assessoria de Comunicação / Seama