16/05/2011 15h37 - Atualizado em 05/10/2016 11h58

Comitê debate prioridades para a Bacia do Rio Novo

Os representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Novo se reúnem, nesta terça-feira (17), às 8h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Iconha com o objetivo de rever o atual planejamento do colegiado e estabelecer novas metas.

Durante o evento, os participantes irão debater questões relativas à elaboração do Plano de Bacia, instrumento de gestão dos recursos hídricos por meio do qual são definidas as ações essenciais e prioritárias a serem implementadas na bacia hidrográfica.

Eles também irão deliberar sobre projetos que possam ser encaminhados ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fundagua).

O CBH-Rio Novo é composto por 24 membros, sendo 12 titulares e 12 suplentes. Os representantes são distribuídos entre o poder público, a sociedade civil organizada e os usuários de água (irrigantes, companhias de abastecimento e indústrias).

Bacia Hidrográfica do Rio Novo

O Rio Novo, localizado na Região Sul do Espírito Santo, possui 80,89 km de extensão e suas nascentes localizam-se na Serra do Richimond, no município de Vargem Alta. No município de Piúma, o Rio Iconha se junta ao Rio Novo e deste ponto até a sua foz recebe o nome de Rio Piúma. Tem como afluentes principais, além do Rio Iconha, os rios Guiomar, Ipeaçu, Santo Antonio e São Benedito.

Entre as Unidades de Conservação (UC) localizadas em sua área estão: o Monumento Natural O Frade e a Freira, o Monte Agha, parte do Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guanandy.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral