20/05/2016 07h37 - Atualizado em 05/10/2016 12h49

Comissão Tripartite realiza reunião extraordinária na sede do Iema

A Comissão Tripartite Estadual, presidida pelo diretor-presidente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Albertone Pereira, realizou nessa quinta-feira (19) uma reunião extraordinária na sede da Seama/Iema para repasse de informações.

O grupo, que realizava reuniões bimestrais, não se reunia desde setembro de 2015, principalmente em virtude das demandas ocasionadas pelo rompimento da barragem da Samarco.
O Diretor Presidente do Iema, Albertone Pereira, convocou os membros da comissão a participarem da reunião extraordinária para retomada dos trabalhos e direcionamento das ações, tanto no âmbito da própria Comissão Tripartite quanto das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho criados por deliberações da Comissão Tripartite.

Durante a reunião, cada Coordenador das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho relatou como estava o andamento dos trabalhos e ações desenvolvidas, dificuldades e desafios a serem superados, além do estabelecimento de prazos para finalização dos trabalhos que estão em andamento.

A Comissão Tripartite é composta pelos entes Federal, Estadual e Municipal. O objetivo desta comissão é construir um espaço institucional de diálogo entre os entes federados, visando uma gestão compartilhada e descentralizada entre União, Estados e Municípios, bem como o fortalecimento e a estruturação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).

Os representantes que compõe a Comissão Tripartite Estadual são: AMUNES, ANAMMA, BPMA, IDAF, IBAMA, ICMBIO e MP/ES.
Câmaras Técnicas criadas pela Comissão Tripartite:

- Câmara Técnica de Fiscalização Ambiental - CTFA
- Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental - CTEL
- Câmara Técnica de Financiamento Ambiental - CTEF
- Câmara Técnica de Recursos Hídricos – CTRH

Grupos de trabalho criados pela Comissão Tripartite:

- Grupo de Trabalho (GT Florestas)
- Grupo de Trabalho (GT Fauna)

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Texto: Bianca Vailant