02/06/2006 07h23 - Atualizado em 05/10/2016 11h19

Combate à desertificação é tema da Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), discute um tema de fundamental importância para o Espírito Santo, mas pouco conhecido pela maioria dos capixabas: o combate à desertificação.

A abertura da Semana acontece na segunda-feira (05), às 8h30, na sede da Seama, em Cariacica, quando será lançado um kit de jogos educativos sobre Ecossistemas. O material será usado por escolas do Estado. Ainda no evento, acontece o lançamento da cartilha “Protejam as Nascentes”.

Estão programadas também atividades ligadas à desertificação, nos municípios de Nova Venécia e Colatina, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar que esse processo chegue ao Estado.

A desertificação é muito mais que um fenômeno climático, já que a ação do homem – de intervenções que comprometem os corpos d´água e reduzem a biodiversidade dos ecossistemas – pode levá-la, de maneira irrecuperável, a áreas propensas ao problema, como o Norte do Estado (que comporta áreas de semi-árido e o sub-úmido seco).

Colatina e Nova Venécia
Em Colatina acontecem duas ações simultâneas na quarta-feira (07). Uma delas será um evento técnico, no auditório do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear). Já a criançada poderá aproveitar o som de uma bandinha, a ação de malabaristas e uma peça teatral, cujo tema é o problema da desertificação, e que será apresentada em uma tenda de circo montada na Praça do Sol Poente.

Em Nova Venécia serão realizadas palestras técnicas na quinta-feira (08), na Câmara Municipal. Já na sexta-feira (09), os alunos das escolas da cidade participam de atividades lúdicas e educativas, também em uma tenda de circo, montada em frente ao Ginásio do Colégio Veneciano.

Semana nos Parques
Quem visitar o Parque Estadual de Itaúnas e o Parque Paulo César Vinhas também vai poder participar das atividades de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente. No primeiro, haverá oficinas de fotografia e papel reciclado, apresentação de bandas e palestras. Já no Parque Paulo César Vinhas, os visitantes contarão com ações como mutirão de limpeza, escalada de paredão, exposição de fotos, oficinas e até campeonato de surfe.

Programação de Colatina e Nova Venécia

- Tema: GESTÃO AMBIENTAL NO COMBATE À DESERTIFICAÇÃO

Colatina - As atividades acontecem na quarta-feira (07), no auditório do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear)
Nova Venécia -A programação será realizada na quinta-feira (08), na Câmara Municipal de Nova Venécia

Programa para os dois municípios:
9h- Abertura.

9h20- “Técnicas Agrícolas para o Combate à Desertificação”. Palestrante: Prof. Dr. Demetrius David da Silva, Engenheiro Agrícola, chefe do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa.

10h- Intervalo.

10h20- Mesa Redonda I: “A Utilização de Estratégias de Conservação dos Recursos Naturais para Conter Processos de Desertificação”. Mediador: Hans Christian Schimidt - técnico do Incaper e da Agência de Cooperação Técnica Brasil-Alemanha.

- Palestra 1: “Corredores Ecológicos: Ações que Contribuem para Conter os Processos de Desertificação”. Palestrante: Felipe Martins Cordeiro de Mello, biólogo, técnico do Projeto Corredores Ecológicos – Programa MMA/Iema.

- Palestra 2 : “As Florestas e as Unidades de Conservação na Conservação dos Recursos Naturais: Alternativas para Evitar ou Minimizar os Processos de Desertificação”. Palestrante: Álvaro João Bridi, Engenheiro Agrônomo, técnico da Gerência de Recursos Naturais do Iema.

12h - Almoço.

14h- Mesa Redonda II: “Movimentos Sociais e Gestão Integrada de Recursos Hídricos”. Mediador: Walter Batista Junior, engenheiro agrônomo, técnico em Recursos Hídricos do Iema.

- Palestra 1: “Gestão Integrada de Recursos Hídricos”. Palestrante: Fábio Ahnert, engenheiro mecânico, gerente de Recursos Hídricos do Iema.

- Palestra 2: “A Qualidade da Água e o Processo de Desertificação”. Palestrante: Alexandre Bertoldo da Silva, químico da Subgerência de Análise e Parâmetros Ambientais (Laboratório) do Iema.

- Palestra 3: “A Importância dos Movimentos Sociais no Contexto dos Programas de Combate à Desertificação”. Palestrantes: Lani Campostrini Tardin, bióloga, gerente de Educação Ambiental do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear); Barbarina Luzia Delboni Binow, pedagoga, supervisora da Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia, orientadora acadêmica do CREAAD Nova Venécia/Ufes.

15h30 - Intervalo.

15h50 - Mesa Redonda III: “Os Impactos dos Empreendimentos na Desertificação”. Mediadora: Sueli Passoni Tonini - diretora técnica do Iema.

- Palestra 1: “Gestão Ambiental dos Empreendimentos no Combate à Desertificação”. Palestrantes: Carolina Perin Motta, tecnóloga em Saneamento Ambiental, Subgerência de Licenciamento do Iema. Tainan Bezerra de Oliveira, bióloga, técnica de Meio Ambiente – Controle Ambiental do Iema.

- Palestra 2: “Educação Ambiental: Participação e Mudança”. Palestrantes: Denise Lima Rabelo, administradora, técnica de Meio Ambiente – Educação Ambiental, do Iema. Juliana da Silva Ribeiro de Castro, bióloga, técnica de Meio Ambiente - Educação Ambiental do Iema.

Assessoria de Comunicação / Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 / 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br