27/12/2013 15h00 - Atualizado em 05/10/2016 12h16

Chuvas comprometem monitoramento das praias e rios no ES

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informa que está suspenso o monitoramento da balneabilidade de praias e rios no Espírito Santo em função das fortes chuvas dos últimos dias. Em razão da suspensão, os resultados divulgados no site www.meioambiente.es.gov.br correspondem até o período de 17 de dezembro, quando foram feitas as últimas coletas.

“A previsão é de que na próxima semana os resultados de balneabilidade voltem a ser divulgados”, explica o diretor de Recursos Hídricos do Iema, Robson Monteiro.

As amostragens continuaram a ser realizadas semanalmente como vinha ocorrendo desde novembro, quando aumentou o número de coletas em função do verão e o maior número de banhistas nas praias.

O Iema alerta ainda que os banhistas evitem nadar próximo a desembocaduras de rios, pois com as chuvas a tendência é de que estas regiões recebam uma carga de sedimentos maior do que receberiam em períodos de estiagem.

- Programa de Balneabilidade

O Programa de Balneabilidade das praias e balneários capixabas é realizado pelo Iema. O monitoramento é semanal durante todo o ano e abrange 13 municípios do Estado, com exceção do município de Vitória, onde a prefeitura realiza seu próprio monitoramento. São 75 pontos de amostragem, distribuídos pelas principais praias e balneários do Espírito Santo, sendo que nos meses de novembro a fevereiro, ocorre o incremento de seis pontos que estão distantes dos centros urbanos e que são frequentados somente no período de verão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema:
(27) 3636-2591/3636-2592
Amanda Amaral – (27) 9977-1012
Flavio de Almeida Santos (27) 99844-4831
meioambiente.es@gmail.com
www.facebook.com/MeioAmbienteES
Twitter: @meioambientees
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard