27/05/2008 14h16 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Cartilha "Entre no Clima" é lançada com dicas de atitudes sustentáveis

Reduzir os efeitos das mudanças climáticas, colaborar com a manutenção de vida do planeta, consumir com responsabilidade e ter uma qualidade de vida melhor. Esses e outros temas são abordados na cartilha educativa ‘Entre no Clima – Atitudes Saudáveis para sua Vida’ que o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) lança na II Feira Ambiental de Cariacica, que tem início às 19h desta terça-feira (27).

A cartilha esta sendo distribuída no estande do Iema e contém informações em uma linguagem clara e direta sobre atitudes que podem fazer a diferença no meio em que se vive. “O cuidado com o meio ambiente começa a partir da conscientização do fato de que nos interagimos com o ambiente em que vivemos e as nossas atitudes têm efeitos positivos ou negativos”, esclarece a gerente de Educação Ambiental do Iema, Lívia Mattos.

As dicas remetem a atitudes simples do dia-a-dia como não jogar o lixo nas ruas, pois além do meio em que se vive ficar sujo, pode entupir bueiros, o que contribui com as enchentes. Outro exemplo bastante ligado ao cotidiano e a dica de comprar produtos que são produzidos na sua região, porque além contribuir com a renda da comunidade, não há geração da poluição do transporte desses produtos.

Segundo Lívia Mattos, a intenção da cartilha é informar as pessoas sobre como contribuir para que o meio ambiente seja preservado e para que, também, se tenha uma qualidade de vida melhor, já que os fenômenos das mudanças climáticas, por exemplo, já estão sendo sentidos pela população.

A cartilha também será distribuída em eventos técnicos em que o Iema participe ao longo do ano de 2008.

Estande

Quem visitar o estande do Iema na Feira também pode participar de uma dinâmica educativa sobre as dicas contidas no material. . A Feira acontece ate o próximo domingo (01) e esta localizada em frente à Prefeitura Municipal de Cariacica, no Trevo de Alto Lage.

Mudanças Climáticas

Na cartilha há um texto explicativo sobre as mudanças climáticas. Fenômenos como alteração na temperatura – com calor ou frio em excesso em muitas regiões – já representam uma realidade no Brasil.

O aquecimento global é resultado da emissão acelerada dos chamados gases efeito estufa. O efeito estufa é natural, sem ele a temperatura da Terra seria muito mais baixa inviabilizando a vida humana como conhecemos. A concentração desses gases funciona como “cobertor”, armazenando calor. Entretanto o lançamento na atmosfera de uma quantidade muito maior de gases quando utilizamos combustíveis fósseis, como petróleo, o carvão e o gás natural, provoca o aquecimento.

Dentre outras conseqüências das mudanças climáticas estão a diminuição da fertilidade da terra, o aumento do nível dos mares, avanço de secas – com propensão a formação de desertos, tempestades e furacões.

Segundo especialistas no tema, não há como mudar realidade, mas há ações de podem minimizar os efeitos das mudanças e contribuir para um futuro promissor.

Conheça algumas dicas da Cartilha

EM CASA

. Reutilize, sempre que possível, os materiais feitos de vidro ou separe-os para reciclagem. Para fabricar 01 kg de vidro é necessária a extração de 1,3 kg de areia de dunas ou de rios. Com 01 kg de vidro quebrado, se faz exatamente 01 kg de vidro novo.

. Separe seu lixo para o reaproveitamento e reciclagem, pois assim estará contribuindo para a redução da degradação ambiental.

. Utilize corretamente os eletrodomésticos. O freezer e a geladeira devem ficar longe do fogão, caso contrário, irão consumir mais energia para compensar o calor do fogão. Para não forçarem muito o motor, a geladeira e o freezer devem ter uma distância de pelo menos 15 centímetros da parede. E nada de colocar roupas e sapatos para secar atrás da geladeira, pois é um enorme desperdício de energia.

NO TRABALHO

. Adote uma caneca ou utilize copos de vidro. Para fabricação dos copos descartáveis é utilizado petróleo em sua composição, um recurso natural não-renovável que levou milhões de anos para se formar.

. Aproveite os dois lados das folhas de papel e revise os textos antes de imprimi-los no computador, bem como dê preferência ao papel reciclado. Assim você estará, também, poupando energia

NA RUA

. Utilize o transporte coletivo, Se você deixar de usar o carro duas vezes por semana, deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano. No Brasil, 20 milhões de veículos automotores contribuem com 70% da poluição atmosférica nas cidades.

. Cuide do seu ambiente, participe de entidades e campanhas ambientais. Em tempos de aquecimento global, o meio ambiente precisa de mais defensores do que nunca, e todos devemos colaborar.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3444 / 9972-4492
E-mail: comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard