01/02/2008 09h56 - Atualizado em 05/10/2016 11h22

Carnaval com tranqüilidade e diversão nos Parques Estaduais

Para quem prefere lugares tranqüilos à agitação das festas de Carnaval, visitar os parques estaduais é uma boa opção para esse feriado. A maioria dessas Unidades de Conservação não está muito distante da Grande Vitória, sendo possível desfrutar de um passeio com contato direto com a natureza.

Há opções de parques no Norte e Sul do Estado. A maioria estará aberta das 8 às 17h30 durante todos os dias do feriado. Alguns também contarão com programação especial, que o visitante pode participar gratuitamente.

Esse é o caso do Parque Paulo César Vinha, em Guarapari, que fica a aproximadamente 40 Km de Vitória. Entre os dias 2 e 3 de fevereiro haverá no Parque oficinas de rastros, de observação de fauna, Jogo Ambiental e ainda encenação do teatro Lixo no Mar. Já nos dias 4 e 5 acontece oficina de cerâmica, Jogo Ambiental e encenação de teatro. O turista ainda pode fazer uma das trilhas disponíveis e visitar uma exposição de arte regional.

O turista tem ainda outras três opções de visitação durante o feriado. Uma delas é o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre, no Sul do Estado. No local, o visitante pode tomar banho nas piscinas naturais formadas na parte inferior da queda d’água. As trilhas que dão acesso à Cachoeira são curtas e demarcadas, com grau de dificuldade fácil. Ao longo do rio a paisagem é exuberante, apresentando cascatas e corredeiras, cercadas de vegetação nativa. O visitante tem à sua disposição uma área de recepção, banheiros e água.

Essa Unidade de Conservação fica na divisa com o município de Ibitirama e distante aproximadamente 33 Km da sede municipal. Partindo de Alegre, o acesso se dá pela BR-482, sentido Guaçuí até o distrito de Celina. Depois o turista deverá seguir à direita pela rodovia ES-185, sentido Iúna. A estrada de acesso à Cachoeira fica há 16 km.

Para visitar a Cachoeira da Fumaça é necessário marcar a visita com antecedência. O telefone para obter informações é (27) 3136-3469.

Outra opção, também no sul do Estado, é o Parque Estadual Forno Grande, em Castelo. No local, o destaque fica por conta do passeio nas quatro trilhas. A Trilha da Santinha, onde há uma estátua de Nossa Senhora Aparecida em uma gruta, conta com um percurso de 400 metros; na Trilha dos Poços Amarelos se encontram algumas piscinas naturais e tem percurso de 850 metros. Ainda há a Trilha do Mirante da Pedra Azul com percurso de 1.800 metros, com vistas para a Pedra Azul e o vale de Santa Clara; e, por fim, a Trilha do Pico do Forno Grande de onde se avista a Serra do Caparaó, onde está situado o Pico da Bandeira.

Para chegar ao Parque, o visitante deve seguir pela BR 101 para Cachoeiro de Itapemirim, depois seguir para Guaçui. No distrito de Celina há uma placa indicando o acesso ao Parque.

O turista ainda tem a opção de visitar o Parque Estadual da Pedra Azul, em Domingos Martins. Um dos atrativos do Parque são as formações rochosas de granito e gnaisse, destacando-se a Pedra Azul, com 1.822 metros, e a Pedra das Flores com 1.909 metros de altura.

Possui três trilhas abertas à visitação: a Trilha do Lagarto com 480 metros, de onde se contempla o Caparaó e o Parque Estadual Forno Grande; Trilha das Piscinas com 1.200 metros, onde se observa nove piscinas naturais escavadas pela ação das águas e a Trilha da Pedra Azul com 945 metros, onde o visitante tem contato direto com o paredão rochoso de 500 metros de altura.

Para chegar o Parque o turista deve seguir pela BR 262 e entrar no restaurante Peterle.

Carnaval Ecológico

O Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, também conta com programação especial. No fim de semana acontecem oficinas para confecção de fantasias para um bloco ecológico de Carnaval, que deverá sair no dia 4 de fevereiro. A concentração acontece em frente à sede do Parque.

Na programação do Parque para o feriado ainda há palestras, exibição de filmes e passeios ecológicos. Para chegar ao local basta seguir pela BR 101 em direção a Conceição da Barra e entrar no trevo que dá acesso à Vila de Itaúnas.

Todos os parques citados estão sob a gestão do Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Parque Paulo César Vinha: (27) 3242-3665
Parque de Itaúnas: (27) 3762-5196