30/01/2013 14h29 - Atualizado em 05/10/2016 12h10

Campanha “Cuidar da Natureza é Nossa Praia” do Iema continua neste final de semana

Neste final de semana a campanha “Cuidar da Natureza é Nossa Praia”, promovida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), levará novamente diversão e aprendizado às praias capixabas. Nesta quinta-feira (31), a tenda itinerante estará em Marataízes, seguindo para a Praia da Costa na sexta-feira (01), para Camburi no sábado (02) e retornando à Praia da Costa no domingo (03).

As ações fazem parte da Temporada de Verão 2013 e acontecem sempre de 9h30 às 12 horas. Neste sábado (02), em especial, quando a tenda estará instalada na Praia de Camburi, as atividades serão realizadas também à tarde, a partir das 14 horas.

O objetivo é conscientizar adultos e crianças sobre suas atitudes como banhistas de uma forma descontraída e também ensinar como gestos simples podem contribuir para a conservação do meio ambiente.

A campanha foi iniciada no último fim de semana e seguirá até o dia 13 de fevereiro, abrangendo, no total, 12 pontos do litoral capixaba. Ainda passará pelas praias de Santa Mônica, em Guarapari; Costa Azul e Castelhanos, em Anchieta; Manguinhos e Jacaraípe, na Serra; e Santa Cruz, em Aracruz.
O cronograma com locais e horários será divulgado semanalmente pelo Iema.

Algumas dicas e informações importantes sobre preservação nas praias:

- Evite pisar e estacionar sobre vegetação de restinga, que é muito importante para uma praia saudável, pois, ajuda a conter a areia, evitando erosão. Além disso, abriga espécies de aves, répteis e mamíferos;
- Não jogue lixo na praia, pois é desagradável para os próprios banhistas e atrai animais e microorganismos causadores de doenças. Caso não existam lixeiras, deve-se fazer uso de sacola própria, depositando-a posteriormente em local adequado;
- Animais silvestres podem ingerir o lixo deixado na areia ou carregado para o mar. Tartarugas confundem plástico com água-viva e acabam morrendo por indigestão;
- Vidro e metais cortantes podem causar ferimentos e restos de alimentos deixados na praia favorecem a disseminação de doenças como micoses, enterites, dermatites, hepatite e tétano;
- Animais domésticos podem transmitir doenças para os humanos, por isso, quando levados à praia, só devem transitar nos calçadões, nunca na areia ou sobre a vegetação;
- Na areia, os animais domésticos podem ter a saúde comprometida, pois são expostos a organismos causadores de doenças, excesso de calor, ingestão de restos de peixes, areia ou água salgada.

Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Isabela Nucci