16/11/2011 13h22 - Atualizado em 05/10/2016 12h02

Biblioteca Itinerante do Iema visita última escola em 2011

Para estimular o interesse dos estudantes por assuntos ambientais, o projeto Biblioteca Itinerante, desenvolvido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), chega nesta quinta-feira (17) à Escola Municipal Unidocente São Domingos Venturini, na zona rural de Guarapari. O lançamento das atividades terá início com contação de histórias.

O colégio fica localizado no bairro Lagoa Dourada, no entorno do Parque Estadual Paulo César Vinha. Esta é a sexta e última unidade de ensino onde a Biblioteca Itinerante será instalada em 2011. Até o final do ano, o projeto terá atendido cerca de 900 alunos.

Até o dia 17 de dezembro, os alunos poderão desfrutar de seu acervo, composto por 88 livros de literatura infantil, 21 revistinhas em quadrinhos, nove livros de apoio ao professor, um atlas, duas enciclopédias, um livro de registro fotográfico – “Últimos Refúgios”, do fotógrafo Leonardo Merçon –, além de jogos com temática ambiental.

Para o lançamento do projeto na Unidocente São Domingos Venturini, a agente técnica ambiental do Iema, Janine Marta Scandiani, irá contar a história “O Menino que Quase Morreu Afogado no Lixo”, da escritora Ruth Rocha. O livro traz a mensagem da importância de se cuidar dos lugares onde se vive, visando uma vida saudável, com dicas sobre como descartar o lixo corretamente.

Saiba mais
O projeto “Biblioteca Itinerante” é desenvolvido em instituições públicas de ensino localizadas próximas ao Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) durante o ano letivo escolar. No verão de 2010 e 2011, o projeto também foi realizado em outros Parques Estaduais gerenciados pelo Iema.

A Biblioteca Itinerante visa democratizar as informações ambientais e estimular a leitura, coletando, reunindo e disseminando discussões sobre meio ambiente junto às comunidades localizadas na área de influência do PEPCV.

Com isso, também são ampliadas as ações da Rede Nacional de Informação Ambiental (Renina), coordenada pelo Ibama, e que conta com a parceria do Iema.

Serviço:
Biblioteca Itinerante do Iema
- Quinta-feira (17), às 9h30.
Lançamento do projeto na Escola Municipal Unidocente São Domingos Venturini, área rural de Guarapari, bairro Lagoa Dourada. Contação da história “O Menino que Quase Morreu Afogado no Lixo”, da escritora Ruth Rocha.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral