18/11/2015 10h03 - Atualizado em 05/10/2016 12h47

Autoridades pedem tranquilidade e racionamento a lideranças comunitárias

Lideranças comunitárias de Colatina participaram na noite desta terça-feira (17), de uma reunião com o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, com o coronel da Defesa Civil Estadual, Fabiano Bonno, e o prefeito de Colatina, Leonardo Deptuski. O objetivo da reunião foi detalhar o plano emergencial de abastecimento da cidade durante a passagem da onda de lama pela cidade.

O pedido feito às lideranças foi no sentido de que eles sejam multiplicadores das informações nas comunidades. O prefeito explicou todas as alternativas para minimizar os impactos da interrupção da captação de água. "Preparamos um plano de enfrentamento emergencial dessa situação. Contamos com o apoio do Governo do Estado e do Exército Brasileiro".

O secretário João Coser agradeceu a presença das lideranças comunitárias e destacou o papel delas nesse momento. "É uma situação que ninguém deseja viver, mas estamos organizados para enfrentá-la. Contamos com vocês, em um esforço coletivo, para mantermos a tranquilidade na vida das comunidades".

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel do Corpo de Bombeiros, Fabiano Bonno, participou da reunião e destacou a organização do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Colatina, na garantia do abastecimento de água potável na cidade. “Contamos com 72 carros-pipa, com volume líquido de mais de um milhão de litros de água, para iniciar a pronta-entrega. Também iniciamos a captação de água em três pontos, que terão seu volume direcionado para três estações de tratamento, e distribuídos para residências próximas, por gravidade. Além disso, temos 51 pontos de reservatórios, cada um tendo, em média 10 mil litros de água. A previsão é de que o abastecimento seja suspenso por um período de 5 a 7 dias e podemos tranquilizar a população de que teremos água para o atendimento das necessidades básicas, como cozinhar alimentos, beber e banhos rápidos”.

Coronel Bonno destaca a conscientização dos capixabas neste momento crítico. “A população tem feito sua parte e utilizado a água de forma responsável. Pedimos aos senhores, que participam desta reunião, que levem esta mensagem para suas comunidades e reforcem a necessidade de economizar água, usar este meio com responsabilidade e evitar o desperdício. Vamos garantir o abastecimento de água para todos, além dos hospitais, presídios e outros serviços essenciais”, finalizou.

José Antônio Becalli, morador do bairro Honório Fraga, afirmou que todas as medidas tomadas até agora pelo Governo do Estado e pela Prefeitura tranquilizaram a população. "O Governo do Estado mostrou que se preocupa com a população. Todas as medidas adotadas nos dão segurança e tranquilidade. Essa reunião foi muito importante também. Agora vamos levar essas informações para nossas comunidades", afirmou.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb
Loureta Samora
(27)3636-5002 / (27) 99972-5128 loureta.samora@sedurb.es.gov.br /comunicasedurb@gmail.com

Assessoria de Comunicação Seama/Iema