10/11/2008 07h39 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Aumento do Nível do Mar é apresentado pela Seama na Feira do Verde

O aquecimento global, a elevação do nível do mar e os efeitos das mudanças no clima no Espírito Santo serão apresentados em estudo inédito realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), na XIX Feira do Verde, que tem como tema desta edição as “Mudanças Climáticas”.
Segundo o secretário Executivo do Fórum Capixaba de Mudanças Climáticas, Marco Cardoso, os técnicos do Iema fizeram três simulações dos efeitos do aumento do nível do mar na cidade. A primeira com um aumento de 10 centímetros (cm); a segunda, com 30 cm; e a terceira com 1 metro.
“Essas simulações são importantes no planejamento municipal, frente a um cenário alterado pelas mudanças climáticas. Mas vale ressaltar que a análise se limita aos impactos do aumento do nível do mar de maneira uniforme, sem considerar variáveis importantes como o sistema de drenagem da cidade, o comportamento das correntes marinhas ou fenômenos naturais como tempestades e marés meteorológicas. A idéia é incentivar medidas preventivas”, conclui o secretário.
O estande, com 48 metros quadrados, contará também com painéis e cartilha da campanha Entre no Clima, com dicas sobre atitudes para preservar o meio ambiente, em especial sobre como reduzir os gases do efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global, e dinâmicas com contadores de histórias voltadas para o público infantil.
As atividades da Seama/Iema terão início nesta terça-feira (11), a partir das 18 horas, e prosseguem até o domingo (16), na Praça do Papa, das 09 às 21 horas. A entrada é gratuita.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama / Iema
Daniela Klein
Tels: 3136-3491/ 9972-4492
Texto: Luana Rebouças
E-mail: meioambiente.es@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard