25/04/2012 13h36 - Atualizado em 05/10/2016 12h07

Aracruz terá plano para ordenamento da orla

Para dar continuidade à construção do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima de Aracruz, moradores, empresários e gestores ambientais irão se reunir no SESC de Praia Formosa nesta quinta (26) e sexta-feira (27), das 8 horas às 17 horas. Eles irão apresentar propostas para melhorias na gestão do litoral do município.

O encontro integra a segunda etapa da segunda Oficina do Projeto Orla no município, coordenado no Espírito Santo pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e a Secretaria do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU/ ES).

Devido à extensão territorial de Aracruz, os participantes atuam divididos em seis grupos. São eles: Sul; Sahy; Coqueiral; Barra do Riacho; além do setor marinho, que está subdividido em mar e estuário. Com isso, o diagnóstico das potencialidades e problemas de cada trecho litorâneo foi conduzido de acordo com as características destes locais.

Durante esta etapa, cada equipe de trabalho irá apresentar um conjunto de ações com um cronograma. Futuramente, esses dados irão integrar o PGI. Entre as propostas estão: recuperação da restinga; ações voltadas para o ordenamento da pesca; melhorias para o saneamento básico; e coleta de resíduos sólidos.

Outra questão que será discutida no evento é o tempo necessário para realização do que foi proposto e os órgãos e instituições responsáveis por cada uma deles.

Também haverá a pré-formação de um Comitê Gestor, que irá acompanhar e fiscalizar as ações apresentadas, a fim de que todas sejam executadas após a conclusão do PGI. O colegiado terá caráter paritário, ou seja, o número de representantes da sociedade civil será igual ao do setor público.

Nos dias 16 e 17 de abril, foram revisados os pontos colocados pelos grupos desde a primeira oficina. Também aconteceram seis mini-oficinas entre os meses de março e abril. Nelas, a comunidade teve a oportunidade de participar de forma mais ampla, contribuindo com ideias que beneficiassem a orla de Aracruz.

Projeto Orla

O Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima (Projeto Orla) é uma ação do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), coordenada no Estado pelo Iema e pela SPU/ES, sendo executado em parceria com os municípios, observando as políticas ambiental, patrimonial e urbana.

Suas ações estimulam a gestão integrada dos espaços litorâneos, por meio da articulação do Governo Federal e Estadual, das prefeituras e da sociedade. São tratadas questões relativas à fragilidade dos ecossistemas, ao crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, ao aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes da orla.

Além de Aracruz, seis municípios já aderiram ao Projeto Orla. São eles: Conceição da Barra, São Mateus, Fundão, Anchieta, Piúma e Presidente Kennedy.

Serviço:

- Segunda etapa da II Oficina do Projeto Orla de Aracruz.
Data: Quinta (26) e sexta-feira (27).
Horário: Das 8 às 17 horas.
Local: Auditório do Serviço Social do Comércio (SESC) de Praia Formosa. Rodovia do Sol (ES-010), km 35, Aracruz.

Assessoria de Comunicação Seama/ Iema
Leila Oliveira/ Amanda Amaral