23/05/2008 11h37 - Atualizado em 05/10/2016 11h30

Alunos do Cefetes visitam Iema nesta segunda-feira (26)

Nesta segunda-feira (26) o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) recebe um grupo de 20 alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefete– ES) da Serra. O grupo fará uma visita monitorada, que acontecerá a partir das 13h30.

Além de conhecerem as dependências do Iema, os alunos receberão informações sobre temas como licenciamento ambiental e outorga de uso da água. O grupo ainda conhece o Centro Supervisório do Instituto, onde fica localizado o sistema operacional da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar da Grande Vitória (RamqAr).

A Rede, que conta com equipamentos modernos de medição, monitora poluentes determinados na legislação como partículas totais em suspensão, partículas inaláveis, ozônio, dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio, monóxido de carbono. Os dados são recebidos e analisados no Centro Supervisório.

O grupo visita também a biblioteca do Instituto, que possui um acervo de mais de cinco mil publicações e é aberta ao público externo. Entre as obras catalogadas estão trabalhos acadêmicos, estudos científicos sobre agricultura, agronomia, biologia, botânica, geografia, oceanografia entre outros, além de revistas e livros especializados em questões ambientais.

Palestras

Após as visitas, o grupo de alunos assiste a palestras no Pólo de Educação Ambiental do Iema. A primeira tem como tema “Licenciamento Ambiental como Instrumento de Gestão” e será proferida pelo Gerente de Controle Ambiental do Iema, Fernando Aquinoga.

Licenciamento Ambiental é o procedimento administrativo pelo qual
o órgão competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades de pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado que utilizem recursos ambientais e sejam consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou, ainda, daquelas que, sob qualquer forma ou intensidade, possam causar degradação ambiental.

Para finalizar a visita, o subgerente de outorga, Wesley Gabrieli de Souza, fala aos alunos sobre um importante instrumento de gestão de recurso hídricos, que é a outorga.
Essa ferramenta permite o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, possibilitando uma distribuição mais justa e equilibrada desse recurso. Por meio da outorga também é possível garantir o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos por parte dos usuários interessados. É, também, um instrumento importante para minimizar os conflitos entre os diversos setores usuários.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da
Seama/Iema
Djeisan Lettieri
Tels.: 3136-3444 / 9972-4492
e-mail: comunicação@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard