26/03/2015 10h49 - Atualizado em 05/10/2016 12h44

Alunos celebram Dias das Florestas e da Água em Castelo

Meia hora de caminhada na trilha entre árvores e pastagens até uma nascente de água, protegida e recuperada, que abastece sete famílias da região de Forno Grande, no interior de Castelo. Assim começou a manhã da última quinta-feira (19) para cerca de 50 crianças e adolescentes estudantes da 6ª à 8ª série da Escola Forno Grande. O passeio, organizado pela Prefeitura de Castelo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, juntamente do Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF) e do Parque Estadual do Forno Grande (PEFG), gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), fez parte da programação em comemoração ao “Dia das Florestas” e ao “Dia da Água”, celebrados respectivamente nos dias 21 e 22 de março.

O objetivo da caminhada foi destacar a relação das florestas e da água com a qualidade de vida no planeta. “É importante lembrar sempre que as matas ciliares ajudam a conservar as nascentes, por isso a necessidade de preservação. Plantas como os pinhos e eucaliptos, necessitam de muita água para se desenvolver, por isso é importante deixá-las sempre longe das nascentes. Cercar as nascentes, evitando que os animais e o homem pisem, também é uma forma de protegê-las e conservá-las”, informou aos alunos durante a caminhada, José Renato de Oliveira Pin, biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Castelo.

“Hoje a gente pôde conhecer uma área onde a nascente foi preservada. Se não fosse aquela cerca, os bois poderiam passar por ali, e outros fatores poderiam destruir e secar a nascente. É importante aprender, pra gente poder ensinar também”, disse Ryan da Silva, de 11 anos e aluno da 6ª série da Escola Forno Grande, considerando importantes atitudes simples de preservação como a que ele conheceu na área visitada.

Professores e a diretora da Escola Forno Grande, Geane Aparecida Figueiredo Kuster, também acompanharam os alunos durante a caminhada, que terminou com um piquenique, às margens de um poço, com uma pequena cachoeira. “É uma aula diferente e ainda mais interessante que eles aprendam aqui, para levar para casa, repassando estas informações para outras pessoas”, contou a diretora.

Na última sexta-feira (20), as comemorações continuaram em Castelo pelo “Dia das Florestas” e o “Dia da Água”. Pela manhã, houve a “Manhã de Sensibilização Ambiental”, com participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, no Parque da Beira Rio. Na ocasião, houve também a distribuição de mudas de árvores nativas, apresentação teatral realizada pelos alunos dos terceiros anos da Escola Centro Unificado Constantino José Vieira, e a soltura de quatro mil alevinos nativos no rio Castelo.

Prefeitura de Castelo

Assessoria de Comunicação Seama/Iema