04/10/2016 13h45 - Atualizado em 05/10/2016 17h50

Secretário de Meio Ambiente visita produtores rurais em Domingos Martins

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, esteve nesta terça-feira (04), em Domingos Martins e região, para conversar com os produtores rurais sobre o Reflorestar, que está ganhando um novo formato. Isso está acontecendo porque o programa está ampliando, gradativamente, a cobertura vegetal e necessita de uma maior estrutura.

O secretário explicou que, atualmente, existem 135 produtores rurais participando do Reflorestar em Domingos Martins.

“No Espírito Santo, hoje, são mais de 1.800 produtores atendidos e outros 4.500 estão cadastrados. Agora vamos financiar, nessa nova etapa, o reflorestamento nas bacias dos rios Jucu e Santa Maria”, revela o secretário.

Aladim Cerqueira ressalta que o Governo do Estado sabe perfeitamente da importância de se preservar as florestas. “O programa incentiva o produtor a reverter esse processo de desmatamento”. A visita a Domingos Martins teve o objetivo de anunciar a retomada do programa.

“Agora, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) passará a ser o agente financeiro e técnico do programa. Os pagamentos passarão a ser feitos pelo banco. Isso nos ajudará a dar agilidade ao Reflorestar. Estamos aqui em Domingos Martins anunciando que, a partir de outubro agora, retomaremos o pagamento do programa”, revela Cerqueira.

Na localidade de Córrego Areinha, em reunião com um grupo de produtores rurais, Aladim Cerqueira voltou a reafirmar que o Reflorestar ganhará mais velocidade. Logicamente que o programa cresceu, ganhou corpo e estava precisando dessa reformulação, como avalia o secretário.

O produtor rural Silvino Marcelino Pereira, de Alto Areinha, Paraju, em Domingos Martins, se mostrou animado com as novas informações sobre o Programa Reflorestar e com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente.

“A conversa foi boa. É bom ter um secretário presente para tirar as nossas dúvidas. O Reflorestar é um programa que traz mais esperança ao produtor rural”, avalia seu Silvino.

Da mesma forma, o produtor rural Antônio Emílio Pereira que já faz parte do Reflorestar acha que o programa é importante e que ainda interessa a muita gente. “Acredito que esse é um ótimo caminho tanto para o produtor rural quando para a sociedade. É uma forma de preservarmos o meio ambiente”, disse Antônio Pereira.

Reflorestar

O Espírito Santo foi o primeiro Estado brasileiro a assumir, em 2015, o Desafio 20x20, lançado na COP da Convenção do Clima, em 2014, no Peru. A iniciativa é um esforço liderado por países e organizações da América Latina e do Caribe e tem como objetivo restaurar ou mesmo evitar o desmatamento em 20 milhões de hectares de terras degradadas até 2020.

O Reflorestar oferece geração de oportunidades e renda para o produtor rural, por meio da adoção de práticas de uso amigável do solo. Possibilita o desenvolvimento sustentável, integrando meio ambiente, economia e sociedade.

A contrapartida do produtor rural é a sua mão de obra para preparar, plantar e manter as áreas em recuperação.

O Reflorestar é bom para todo mundo. As florestas recuperadas facilitam o processo de infiltração da água no solo, garantindo maior oferta para o produtor e para as cidades. Isso, além de gerar renda para o produtor que vai poder explorar, de forma sustentável, a floresta.

Temos, dessa forma, o segredo para a sustentabilidade das florestas.
Recebem recursos financeiros na forma de pagamento por serviços ambientais, para adquirir insumos como mudas de espécies florestais, material para cercamento da área, adubo, dentre outros. Assim, o produtor rural realiza as ações de plantio e manutenção. A mão de obra é a contrapartida. O dimensionamento do valor a ser repassado é feito com base em projeto técnico. O valor é repassado mediante assinatura de contrato.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema
27-3636 2591 / 9 9977-1012