25/09/2023 16h10 - Atualizado em 05/10/2023 13h21

Seama, em parceria com Esesp, promove capacitações para municípios no Espírito Santo

No esforço contínuo de aprimorar a gestão ambiental nos municípios capixabas, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), promoverá uma série de capacitações para o desenvolvimento de políticas públicas ambientais em nível municipal. Essa iniciativa faz parte do Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (PROESAM), criado em 2021, com o objetivo de apoiar os municípios na gestão ambiental e fortalecer suas capacidades para o enfrentamento dos desafios ambientais.

O PROESAM caracteriza-se como um programa de compra de resultados na gestão ambiental. Municípios que aderiram ao programa, recebem apoio para a consolidação de políticas públicas que visam fortalecer a gestão municipal, com metas pré-estabelecidas para aprimorar a qualidade do meio ambiente e a promoção da sustentabilidade. Uma das vertentes essenciais do PROESAM é a capacitação de técnicos municipais em diversas áreas relacionadas ao meio ambiente.

“Esse é mais um passo importante na direção de fazer o Governo do Estado um parceiro dos municípios quando o assunto é meio ambiente. E o PROESAM é um programa essencial nessa parceria. Serão lançados diversos outros cursos de capacitação aos municípios nas próximas semanas. Tenho certeza que essa ação fará muita diferença para a gestão ambiental dos municípios capixabas”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.

O Agente de desenvolvimento ambiental do programa, Anderson Ferrari, complementa: “O PROESAM é um programa que busca fomentar e fortalecer a gestão ambiental municipal e, um dos instrumentos para alcançar esse objetivo é a capacitação dos técnicos municipais nas diversas áreas. Entre os objetivos citamos o de contribuir para o envolvimento das Administrações Municipais no licenciamento e controle ambiental das atividades geradoras de impacto ambiental, estimulando os municípios a realizarem a gestão ambiental seja individualmente ou compartilhada e atuando de forma articulada com o Estado para conseguir melhores resultados na gestão ambiental local, beneficiando a população capixaba”, afirmou.

É importante destacar que os recursos para a realização dessas ações provêm do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais do Espírito Santo (FUNDÁGUA), via Subconta Cobertura Florestal. O Governo do Estado, por meio da SEAMA e da ESESP, representa um passo significativo em direção a um Espírito Santo mais sustentável e resiliente. Confira mais informações sobre os cursos no link abaixo:

Mais informações sobre os cursos de capacitação para municípios

Assessoria de Comunicação da Seama

Paulo Sena / Cilio Netto / Igor de Castro