22/03/2006 07h32 - Atualizado em 05/10/2016 11h18

2º Fórum Águas do Rio Doce vai movimentar mais de 20 mil em Colatina

Um público de mais de 20 mil pessoas vai invadir Colatina, no Norte do Estado, que se transforma durante três dias na capital da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A cidade vai sediar o 2º Fórum Águas do Rio Doce, que acontece entre os dias 29 e 31 de março, na Praça do Sol Poente.

O evento é um dos maiores do Brasil sobre água. O Fórum é um espaço de discussão sobre questões ligadas aos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Doce e conta com diversos eventos como palestras, seminários técnicos, mostras científicas, além de uma feira em que os atores envolvidos expõem suas ações.

Em sua segunda edição, o evento é uma forma de buscar o desenvolvimento sustentável nessa bacia, que hoje mostra sinais de degradação com o assoreamento de seus rios, por exemplo. Em 2005, o encontro aconteceu em Governador Valadares, Minas Gerais.

A Bacia é formada por 28 municípios capixabas e mais de 200 mineiros. Apesar da maior parte do território estar em solo mineiro, é o Estado do Espírito Santo quem recebe as principais conseqüências do que se faz rio acima.

Estrutura

O Fórum Águas do Rio Doce vai abrigar um complexo que conta com uma área coberta de cerca de três mil metros quadrados, abrigando 240 toneladas de equipamentos, entre lonas, vigas, colunas, entre outros materiais.

Além do Fórum, que compreende seminários técnicos, palestras, encontros, mostras, entre outros, o evento é composto por uma feira e ainda conta com uma programação voltada para o público visitante infantil. Na quadra de esportes da Praça do Sol Poente, as crianças entrarão em uma maquete bidimensional de 320 metros formada por oito painéis sobre a Bacia do Rio Doce.

Eventos

Mas a programação infantil vai além, pois é composta por oficinas, onde 40 monitores indicados por escolas da região espírito-santense do Rio Doce atenderão a cerca de nove mil crianças que participam do Fórum. Vinte escolas ainda vão expor trabalhos dos alunos, como desenhos, sobre a Bacia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seama
Djeisan Lettieri
Tels: 3136-3491 // 3136-3495.
E-mails:comunicacao@seama.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard