07/12/2015 11h09 - Atualizado em 05/10/2016 12h49

Vencedores do Prêmio Ecologia são premiados

Foi realizada nesta segunda-feira (07) a solenidade de entrega do 15º Prêmio Ecologia, uma parceria do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com a Rede Vitória.

O governador Paulo Hartung ressaltou que este ano o prêmio acontece em um momento especial e em um período desafiador. Para Hartung, o momento é especial porque lideranças mundiais discutem, nesse momento, o futuro do meio ambiente com a realização da Conferência do Clima da ONU (COP21). A crise hídrica e o desastre na Bacia do Rio Doce foram classificados pelo governador como desafios que estão sendo enfrentados pelo Governo do Estado.

"Está claro que temos um outro enorme desafio na questão ambiental que é a mudança de hábitos da sociedade. Isso só se faz gerando engajamento e, neste sentido, cada projeto apresentado aqui, premiado ou não, vai na direção correta e sustentável com ações e conceitos educativos que permitem formar novas gerações com outras formações e conceitos. Vamos ter que evoluir muito em nossos hábitos, mas hoje com esse prêmio plantamos uma importante semente e iniciativa para mudar o cenário atual", disse o governador.

Já o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice, lembrou que em 2009 o Governo do Estado criou um fundo ambiental, com duas contas: uma para as florestas e outra para recursos hídricos, sendo que este último foi o tema do Prêmio Ecologia 2015.

“Esta foi uma grande visão do nosso governador, pois estaríamos passando por este crise hídrica com muito mais dificuldades, quando estados brasileiros estão discutindo como obter recursos. O Espírito Santo já possui uma conta para isso, e com recursos vindos dos royalties de petróleo e gás”, disse.

“Cuidar do meio ambiente é dever de todos, não é tarefa apenas para o governo, mas para toda sociedade e o Prêmio Ecologia traz muito desta questão, de valorizar projetos que vão do poder público à população, com a participação também de jovens e crianças. Estamos enfrentando uma crise hídrica, mas com a crise também se abrem caminhos para oportunidades, o que tem nos unido cada vez mais para um trabalho conjunto”, explicou a presidente do Iema, Sueli Tonini.

O Prêmio

O Prêmio Ecologia estimula o incentivo a Pesquisas, Projetos, Atividades, Obras e Empreendimentos que se destacaram na área ambiental, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado do Espírito Santo.

Foram premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares em cada categoria. São elas: Pesquisa, Educacional, Municípios Sustentáveis, Fotografia, Desenho de 05 a 10 anos e de 11 a 16 anos, Inovação Empresarial e Inovação Experiência de Sucesso, além da nova categoria Curtas Ambientais.

Quatro foram escolhidas pelo voto popular, no jornal online Folha Vitória: Curtas Ambientais, Desenho de 5 a 10 anos, e de 11 a 16 anos, e Fotografia. Já as outras categorias, como a Categoria Pesquisa, Categoria Educacional, Categoria Inovação em Recursos Hídricos, e Ações e projetos inovadores na área de Recursos Hídricos, foram escolhidos pela banca julgadora definida pelo Iema.

Os ganhadores do Prêmio Ecologia receberam os terceiros lugares Chocolates Le Chocolatier, os segundosr um Tablet e os primeiros receberam um Notebook. Na categoria Fotografia os prêmios do primeiro e segundo lugares foram máquinas fotográficas. Além disso, Valquíria Karla Carnielli Zonoli ganhou ainda R$ 5 mil por ter sido a primeira colocada na subcategoria Experiências de Sucesso com o projeto “Adote uma Nascente”.

Assessoria de Comunicação Seama/Iema 27 3636-2591 / 27 3636-2592 Amanda Amaral (27) 9-9977-1012 Texto: Carolina Palmejani meioambiente.es@gmail.com