20/10/2011 20h54 - Atualizado em 05/10/2016 12h02

Sociedade comemora instalação de barreiras para conter pó preto

Representantes do Governo do Estado, do Ministério Público e de associações de Moradores da Grande Vitória estiveram reunidos em solenidade realizada pela Vale para comemorar mais uma conquista da sociedade na garantia da qualidade do ar na Grande Vitória. Nesta quinta-feira (20), a empresa entregou a quinta barreira de vento do Complexo de Tubarão (Wind Fence) - sistema de controle ambiental que visa a conter a propagação do minério de ferro.

A instalação do equipamento teve início em 2009 e sua conclusão representa o cumprimento dos itens do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) assinado, em 2007, pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Ministério Público do Espírito Santo, a Vale e associações de moradores da Grande Vitória.

O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Ruy Valim Carnelli, do diretor presidente do Iema, Aladim Fernando Cerqueira, do diretor técnico do Iema, Fernando Aquinoga de Melo, do procurador-geral de Justiça do Ministério Público-ES, Fernando Zardini, da promotora de Justiça, Nícia Regina Sampaio, e dos prefeitos de Vitória, João Coser, de Cariacia, Helder Salomão, e da Serra, Sérgio Vidigal.

“O Ministério Público foi o indutor, estimulado pela sociedade, para que junto com o Estado, em função da responsabilidade e sensibilidade da empresa, este compromisso fosse comprido. Não sabemos ainda se é a solução, mas sabemos que isto nos indica o caminho”, disse o Governador.

Outro ponto destacado é o fato da Vale servir como exemplo para outras empresas. “O Governo do Estado tem que estar junto com o Ministério Público fazendo com que outras empresas adotem este mesmo comportamento no Espírito Santo. Temos outras parcerias com a Vale, estamos discutindo a formatação do Programa Reflorestar, que irá ampliar a cobertura florestal em 30 mil hectares até 2014”, afirmou.

“Com a conclusão da quinta barreira de vento do Complexo de Tubarão, 100% das áreas da empresa no Espírito Santo onde há estocagem de minério de ferro, pelotas e carvão estão protegidas”, declara o diretor de Pelotização da Vale, Maurício Max.

“Não somos contra o desenvolvimento, mas queremos que ele aconteça aliado à qualidade de vida da população e com preocupação ambiental. O ano de 2007 foi um marco neste sentido. Sem apoio do órgão ambiental, dos moradores, não teríamos alcançado o almejado. Tanto é que a Comissão de Acompanhamento do TCA, formada também por representantes da Vale, será permanente”, ressaltou o promotor Zardini.

Paulo Esteves, representando a associação de moradores da Grande Vitória, falou sobre a importância do envolvimento do poder público e do setor privado nas discussões sobre implementação de controles ambientais visando à melhoria da qualidade do ar na Grande Vitória. “Agradeço aos técnicos e analistas do Iema e também do Ministério Público, que apoiou à reivindicação da sociedade”, disse.

Comunicação Seama/Iema
Leila Oliveira