15/04/2011 15h25 - Atualizado em 05/10/2016 11h57

Sociedade alerta para preservação da Baía de Vitória

Representantes de ONGs ambientalistas, do poder público, empresas privadas e estudantes participam, neste domingo (17), da Volta Universitária da Baía de Vitória. Um mutirão de limpeza e uma mostra de pesquisas universitárias também fazem parte da programação do evento que tem o tema “Ciência e Sociedade em Defesa da Vida”. A saída acontece às 7 horas, no Campus I da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras. As atividades são promovidas pela Universidade e o Instituto Ecobacia.

O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a poluição no local e a necessidade de preservação da Baía de Vitória e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). As inscrições para a Volta da Baía de Vitória são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço www.ecobacia.org até o dia do evento.

Durante a circunavegação, os participantes terão três pontos de referência para se encontrar. O primeiro deles será no Píer de Iemanjá, em Camburi. O grupo se reúne novamente no antigo Terminal Aquaviário na Ilha de Santa Maria e depois no Cais da Ilha das Caeiras, região da foz do Rio Santa Maria da Vitória. Junto com o Rio Jucu, o manancial é responsável por 95% do abastecimento de água na Grande Vitória.

Cabe ressaltar que o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria da Vitória se prepara para seu processo eleitoral e a previsão é que as inscrições tenham início ainda neste semestre.

Além disso, o colegiado está avançando nos debates para elaboração de um Plano de Bacia, que estabelece ações essenciais e prioritárias para melhorias na região de abrangência da bacia, e do Enquadramento de Corpos D’água, que define a qualidade que se deseja para o rio.

Os Comitês de Bacia são compostos por representantes do setor empreendedor, poder público e usuários de água (irrigantes, companhias de abastecimento e indústrias).

Rio Santa Maria de Vitória

De sua nascente, na Serra do Garrafão em Santa Maria do Jetibá, o rio Santa Maria da Vitória percorre uma extensão de mais de 143 quilômetros até chegar a sua foz em Vitória, onde possui vazão média de aproximadamente 31 mil litros por segundo. Sua área de abrangência também inclui os municípios de Cariacica, Santa Leopoldina e Serra.

As principais atividades econômicas da Bacia do Rio Santa Maria da Vitória são agropecuária, avicultura, turismo, indústrias e geração de energia hidrelétrica.

Entre os destaques estão as Unidades de Conservação (UCs) Pedra dos Dois Olhos, o Parque da Fonte Grande, a Reserva Biológica do Lameirão e a Reserva Biológica de Duas Bocas, esta última gerenciada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seama/Iema
Daniela Klein
(27) 3636-2592/9977-1012
Texto: Amanda Amaral
meioambiente.es@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard